fbpx

Senado aprova MP 1119 e Fonacate comemora trabalho realizado

Para migração até 30 de novembro, o texto manteve a fórmula que considera 80% das maiores contribuições realizadas.

O Senado Federal aprovou na tarde desta terça-feira, 4 de outubro, a Medida Provisória (MPV) 1.119/2022, que reabre até 30 de novembro o prazo para migração ao regime de previdência complementar e eventual adesão à Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos Federais (Funpresp).

A MPV tinha o prazo para ser votada até esta quarta-feira, 5 de outubro, e agora segue para sanção presidencial. O Fonacate foi um dos principais interlocutores junto ao Congresso e ao governo para melhorias e aprovação da matéria.

Na Câmara, esteve com o relator deputado federal Ricardo Barros (PP/PR), líder do governo, e representantes do Executivo, para negociar o aprimoramento das regras de cálculo do Benefício Especial, conforme texto aprovado em 31 de agosto último.

O texto original do Poder Executivo previa a utilização nesse cálculo de 100% de todas as contribuições feitas pelo servidor desde julho de 1994, ou data posterior conforme o caso. Para migração até 30 de novembro, o relator manteve a fórmula que considera 80% das maiores contribuições realizadas.

Nas últimas semanas, o Fonacate e afiliadas enviaram ofícios aos senadores defendendo a aprovação do texto da Câmara. Representantes do Fórum também estiveram com o Advogado-Geral da União Substituto e Secretário-Geral de Consultoria, Adler Anaximandro de Cruz e Alves.

Na ocasião, ele garantiu que a AGU não tinha problema quanto ao mérito. “Apenas acreditamos que ainda é preciso fazer um ajuste de redação para que fique claro que aqueles servidores que optaram pelo Regime Previdenciário enquanto vigente o texto originário da MP 1119/2022 serão também beneficiados pela mudança na forma de cálculo aprovada pela Câmara, caso ela seja também aprovada pelo Senado”, explicou o AGU substituto.

E, acompanhando a votação no Senado nesta terça-feira, a diretoria do Fonacate e representantes das entidades afiliadas participavam ao mesmo tempo de videoconferência com a Subchefia para Assuntos Jurídicos (SAJ) da Secretaria-Geral da Presidência da República.

Jandyr Maya Faillace Neto, subchefe adjunto de Gestão Pública da SAJ, e Talita Santana Santos Barcellos, subchefe adjunto de Assuntos Legislativo, ouviram as demandas do Fonacate. Na reunião, o presidente Rudinei Marques reiterou a posição do Fórum em defesa do texto já aprovado na Câmara dos Deputados, mas registrou o desconforto das afiliadas com a alteração da natureza jurídica da Funpresp. Para Jandyr, a natureza privada está fundamentada na EC 103/2019 e corrige certa ambiguidade jurídica que a Fundação teve desde o início.

Marques registrou, ainda, que, em contato com a Equipe Econômica do Ministério da Economia, esta garantiu não haver óbices à aprovação quanto a questões de ordem econômica ou orçamentária. E pediu que sejam feitas gestões junto ao setor responsável pela atualização do simulador de cálculo do governo, que não foi atualizado com as alterações da Câmara.

O subchefe Jandyr Maya Faillace Neto garantiu que o governo tem interesse em sancionar a matéria sem vetos. Disse que o prazo para sanção é de 15 dias úteis, contados do protocolo de recebimento do texto aprovado no Senado pela Presidência da República, mas que sua equipe tentará acelerar a análise que orientará a sanção, assim como orientará o ministério da Economia a atualizar o simulador de cálculo tão logo ocorra a votação no Senado.

Fonte: Ascom/Fonacate


Para saber mais sobre a migração, acesse:

https://www.funpresp.com.br/migracao-do-rpps-para-o-rpc/janela2022/ 

Matérias anteriores sobre a articulação e informações relacionadas a Funpresp

1.Funpresp abre prazo para novas migrações.
https://sinagencias.org.br/noticias/funpresp-abre-prazo-para-novas-migracoes/

2.Afinal, o que é o Regime de Previdência Complementar – RPC? E o que é Funpresp?
https://sinagencias.org.br/noticias/afinal-o-que-e-o-regime-de-previdencia-complementar-rpc-e-o-que-e-funpresp/

3.Sinagências divulga estudo jurídico sobre a MPV (1.119/2022), que trata da migração de servidores para a Funpresp
https://sinagencias.org.br/noticias/sinagencias-divulga-estudo-juridico-sobre-a-mpv-1-119-2022-que-trata-da-migracao-de-servidores-para-a-funpresp/

4.Unafisco realiza live nesta terça-feira (28/06) sobre Governança e Investimentos da Funpresp
https://sinagencias.org.br/noticias/unafisco-realiza-live-nesta-terca-feira-28-06-sobre-governanca-e-investimentos-da-funpresp/

5.MP da Funpresp: FONACATE e parceiros conseguem melhoria nas regras de cálculo
https://sinagencias.org.br/noticias/mp-da-funpresp-fonacate-e-parceiros-conseguem-melhoria-nas-regras-de-calculo/

6.Entidades analisam estratégias para manter alterações na MP da Funpresp e levar ADIs contra Reforma da Previdência para o plenário presencial
https://sinagencias.org.br/noticias/entidades-analisam-estrategias-para-manter-alteracoes-na-mp-da-funpresp-e-levar-adis-contra-reforma-da-previdencia-para-o-plenario-presencial/

7.Fonacate debate aprovação da MP da Funpresp com AGU
https://sinagencias.org.br/noticias/fonacate-debate-aprovacao-da-mp-da-funpresp-com-agu/

 

 

 

LOGIN