Na tarde desta segunda-feira, dia 20 de maio, o Sinagências esteve presente no gabinete do senador e no relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, Rogério Correia (PT-SE), para solicitar que, no relatório final, não cite nominalmente os servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM).
Durante o encontro, foi exposto todo o processo de desmonte da agência, que conta apenas com 100 servidores para fiscalizar 300 mil empreendimentos minerários no país. Além disso, foi enfatizada a falta de investimento por parte do governo na autarquia, como, por exemplo, a carência de profissionais na ANM, que opera com cerca de 30% de seu quadro funcional. Esse cenário ocorreu no fato do estado de Alagoas ter apenas um servidora para fiscalizar os 1.041 processos minerários em tramitação no estado.
A assessoria do parlamentar compreendeu a situação e prometeu levar o caso para a análise do senador.
O relatório final da CPI está agendado para votação amanhã, a partir das 09h, e prevê o indiciamento de três empresas e de onze pessoas por crimes ambientais no caso do afundamento do solo vários em bairros de Maceió (AL), agravado a partir de 2018.
Filie-se ao SINAGÊNCIAS!
Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/
Fonte: Ascom/Sinagências