O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação – SINAGÊNCIAS ingressou com ação civil pública, na tarde desta quinta-feira (15), contestando o aumento de quase 20% aplicado pela GEAP considerada a maior operadora de planos de saúde dos servidores públicos.
O processo está em distribuição na 25º vara do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF).
Ainda nesta quinta-feira, a Justiça do estado do Rio de Janeiro obrigou a Geap, a suspender o reajuste de 19,94% para 2018. A operadora tem 10 dias para cumprir a decisão ou pagará multa diária de R$ 1.000.O percentual está muito acima dos 13,55% autorizados pela Agência Nacional de Saúde (ANS) e é quase sete vezes a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de 2,95%.
Além de entrar com uma liminar na justiça refutando o aumento abusivo do plano, o Sindicato tem se reunido e pensado formas para oferecer um plano de saúde mais acessível e customizável aos seus filiados e potenciais filiados. O tema voltará a ser debatido na próxima reunião da DEN a realizar-se entre os dias 23 a 25 de fevereiro com transmissão ao vivo pela live em sua fan page.
Fonte : Ascom/Sinagências