Em ofício enviado à Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Esther Dweck, o Sinagências cobrou a nomeação imediata dos candidatos aprovados que estão no cadastro de reserva dos últimos concursos da ANA, Anvisa, Anac e ANTT. O documento, enviado na última sexta-feira (13), destaca a necessidade urgente de recomposição dos quadros funcionais dessas autarquias, que há tempos sofrem com o déficit de servidores.
De acordo com o documento, as dificuldades enfrentadas pelas agências devido à escassez de pessoal têm afetado significativamente a qualidade de vida dos servidores da regulação. “Diariamente, nos deparamos com reclamações a respeito de jornadas de trabalho cada vez mais estafantes, que, em muitos casos, se convertem em doenças como síndrome de burnout, depressão e outras”, enfatiza o sindicato no ofício.
O Sinagências também alerta para o impacto dessa situação nas funções essenciais das agências reguladoras, ressaltando que todas as 11 agências enfrentam um dramático cenário de insuficiência de servidores, o que ameaça gravemente a realização de suas missões institucionais. A situação, além de colocar em risco os interesses da população brasileira, limita o crescimento econômico do país, considerando que os setores responsáveis por 60% do PIB nacional dependem diretamente da regulação eficiente das agências federais.
Veja o ofício na íntegra abaixo:
Filie-se ao SINAGÊNCIAS!
Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/
Fonte: Ascom/Sinagências