A ANA realizou, nesta quinta-feira (19), a cerimônia de posse de 37 novos servidores aprovados no último concurso público. O evento, que também celebrou os 24 anos da autarquia, marcou a etapa final de um certame cujo edital foi publicado em janeiro de 2024 e que é considerado essencial para a agência, que enfrenta um déficit significativo de pessoal.
Na ocasião, a diretora financeira adjunta do Sinagências, Flávia Rodrigues, destacou que o esforço recente com o concurso público foi essencial, mas ainda insuficiente. “O último concurso foi focado para especialistas em regulação, principalmente para atender às novas atribuições no setor de saneamento e à reposição de aposentadorias. No entanto, ainda enfrentamos uma vacância de mais de 100 servidores, e a projeção é perdermos mais 50 por aposentadoria nos próximos cinco anos. O concurso foi importante, oi mas não resolve o déficit de pessoal que enfrentamos”, afirmou.
Anvisa
Também nesta quinta-feira, a Anvisa deu posse a 49 novos servidores aprovados em seu concurso público. Os novos especialistas em regulação e vigilância sanitária reforçarão o quadro da autarquia, que é responsável por regular e fiscalizar setores estratégicos da saúde pública no Brasil.
A posse corre em um contexto de intensas mobilizações promovidas pelo Sinagências, que tem destacado a urgência na reposição de pessoal em todas as agências reguladoras. Apesar da posse ser considerada um avanço, a Anvisa, assim como a ANA e outras agências, ainda enfrenta dificuldades devido ao déficit de servidores em meio a demandas crescentes.
Filie-se ao SINAGÊNCIAS!
Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/
Fonte: Ascom/Sinagências