Sinagências realiza reunião preparatória para instalação do Núcleo de Base da ANM

Imagem: Luis Fernando Souza / Bancillon Comunicações

Encontro virtual com servidores apresentou modelo organizativo e abriu inscrições para participação no núcleo sindical da agência 

O Sinagências promoveu, nesta terça-feira (7), uma reunião virtual com servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM) para apresentar o funcionamento e os objetivos do Núcleo de Base Sindical (NBS). A atividade integra o processo de estruturação local do sindicato dentro das agências reguladoras e antecede a instalação oficial do núcleo, marcada para quinta-feira (8), na sede da agência, em Brasília. 

A abertura da reunião contou com falas introdutórias da dirigente sindical Yandra Torres e do 1º vice-presidente Ricardo Peçanha, que destacaram os avanços recentes obtidos pela categoria, como a equiparação salarial, e a importância de manter a mobilização dos servidores nas lutas ainda em curso. Ambos reforçaram a convocação para a celebração da equiparação e para o ato de instalação do núcleo, previsto para ocorrer de forma presencial às 14h30, no térreo da ANM. 

Na sequência, o presidente do Sinagências, Fabio Rosa, apresentou o modelo de Núcleo de Base Sindical adotado pelo sindicato. Na ocasião, Rosa explicou que o NBS é um espaço permanente de organização sindical dentro de cada agência reguladora, composto por servidores filiados ao sindicato. Seu principal objetivo é estabelecer uma conexão direta entre os servidores e a Diretoria Colegiada Executiva Nacional (DCEN), fortalecendo a atuação sindical nos locais de trabalho. 

Durante a exposição, foi explicado que o NBS tem atribuições práticas, como escutar as demandas específicas da agência, auxiliar na resolução de problemas do cotidiano, apoiar a defesa de direitos, contribuir para a melhoria das condições de trabalho e promover momentos de integração e convivência entre os colegas. 

O presidente destacou ainda que não há número fixo de participantes. A participação é voluntária, aberta a todos os filiados, e busca garantir representação nas diferentes áreas da agência. A formação de núcleos está prevista para ocorrer em todas as agências reguladoras, de modo a estruturar um canal contínuo de diálogo com a base e ampliar a capilaridade da atuação sindical. 

Um formulário já está disponível para que os servidores interessados possam se inscrever e integrar o núcleo da ANM. Se você tem interesse, clique aqui. 

Filie-se ao SINAGÊNCIAS!

Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/

Fonte: Ascom/Sinagências