fbpx

Sinagências participou da cerimônia de retomada da Mesa de Negociação Permanente

Após anos de suspensão, na manhã desta terça-feira (07/02) o Governo federal, em ato na Esplanada dos Ministérios, retomou a Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com sindicatos, centrais e fóruns de servidores públicos civis do Executivo.

O ato representou a abertura para construção de canais participativos, onde serão tratados conflitos e demandas represadas decorrentes das relações de trabalho na administração pública federal. Ministros de Estado e representantes de mais de 100 entidades estiveram presentes.

“A reabertura da mesa, este ano é um compromisso com a democracia brasileira e com o respeito a quem presta o serviço público”, declarou a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, que no ato assinou a minuta de um decreto que libera a inclusão de dirigentes sindicais na folha salarial dos órgãos.

Esta era uma das reivindicações das entidades sindicais presentes. O documento foi encaminhado ao presidente Lula e deve ser publicado no DOU ainda esta semana.

O secretário de Gestão de Pessoas e Relação de Trabalho, Sérgio Mendonça agradeceu as entidades presentes e declarou que o momento é histórico e um compromisso do atual Governo ainda em campanha em 2022. “A mesa de negociação é um instrumento importante na democratização do estado e das relações do serviço público federal baseada em princípios como legalidade, impessoalidade, moralidade, participação, da qualidade dos serviços e liberdade sindical”, declarou Sérgio Mendonça durante seu discurso aos presentes.

O presidente do Sinagências Cleber Ferreira e o diretor financeiro Wagner Dias compareceram à cerimônia representando os servidores das Agências Reguladoras Federais.

Para o presidente da entidade, o momento é de celebração pela reabertura do diálogo. “O Sinagências se faz presente neste ato. Veremos o cronograma de realização da mesa, e após, faremos as Assembleias para legitimar as pautas da categoria da regulação. É muito bom estar neste evento para reivindicar não só a reposição das perdas inflacionárias, mas avanços para as carreiras das Agências”, analisa Cleber Ferreira.

Participaram da cerimônia os ministros da Fazenda – Fernando Haddad; Planejamento e Orçamento – Simone Tebet; Casa Civil – Rui Costa; Secretaria Geral da Previdência – Márcio Macêdo; Trabalho e Emprego – Luiz Marinho; Previdência – Carlos Lupi e Educação – Camilo Santana.

Abaixo o vídeo da cerimônia completa e fotos da participação dos membros do Sinagências no ato