Encontros com diretoria, ouvidoria e superintendência abordaram valorização da carreira, escuta ativa e condições de trabalho.
Nesta sexta-feira (23), o Sinagências participou de uma série de reuniões institucionais na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), com o objetivo de avançar na pauta de valorização da carreira regulatória. A agenda incluiu encontros com a diretoria-geral, a ouvidoria e a superintendência de fiscalização, consolidando um movimento de articulação sindical e cooperação em defesa dos servidores e do aprimoramento da regulação.
Durante o encontro com o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Rodrigues da Rocha Sampaio, que recebeu o presidente do Sinagências, Fabio Rosa, e a diretora de desenvolvimento social e cultural, Marina Rodrigues, a conversa foi marcada pela abertura ao diálogo e pela convergência em torno do fortalecimento da carreira da regulação. Rosa apresentou as diretrizes das novas instâncias de ampliação sindical e participação dos servidores, como o setorial da carreira da regulação e o núcleo de base sindical.
Sampaio reconheceu os avanços conquistados pelos servidores nos últimos anos e expressou o interesse em manter um canal institucional aberto com o sindicato, inclusive com propostas de integração entre a comunicação interna da agência e as ações sindicais. O diretor-geral afirmou que as portas da ANTT estão abertas ao Sinagências, garantindo que os dirigentes sindicais tenham livre acesso para dialogar com os servidores. Comprometeu-se ainda a avaliar, junto à equipe de comunicação da agência, formas de permitir que o sindicato divulgue seus projetos e convocações nos canais internos, além de sinalizar disposição para construir parcerias voltadas à saúde e ao bem-estar dos servidores.
Na reunião com o ouvidor da ANTT, Tales de Mileto Alves Cavalcante, o Sinagências tratou da importância de canais seguros de escuta e da confiança institucional para o enfrentamento ao assédio e à violência institucional. Cavalcante compartilhou boas práticas de monitoramento e orientações internas para garantir resolutividade nas manifestações recebidas, além de destacar a melhoria da percepção dos servidores sobre o trabalho da ouvidoria.
No encontro com o superintendente de fiscalização de serviços de transporte rodoviário de cargas e passageiros, Hugo Leonardo Cunha Rodrigues, o Sinagências ouviu um diagnóstico franco sobre os desafios da área. Entre os pontos destacados, estiveram a desestruturação de postos regionais, os efeitos do modelo atual do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), o déficit de pessoal e as limitações orçamentárias. Rodrigues também relatou esforços para reorganizar as equipes, aprimorar sistemas próprios e manter a fiscalização operando mesmo com a redução de recursos. O sindicato reafirmou seu compromisso em acompanhar de perto as condições de trabalho e atuar junto à gestão na busca por soluções estruturantes.
As reuniões integram a estratégia do Sinagências de capilarizar sua atuação em todo o país, ampliar a escuta ativa da base e fortalecer a presença do sindicato nos locais de trabalho das agências reguladoras.
Filie-se ao SINAGÊNCIAS!
Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/
Fonte: Ascom/Sinagências