Servidores da ANTAQ relatam distorções com o PGD e cobram revisão do plano de gestão

Nesta quarta-feira (02), o Sinagências se reuniu com representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para discutir assuntos ligados ao Programa de Gestão e Desempenho (PGD). Em reunião online, a diretoria do Sindicato ouviu os servidores. Eles relataram os principais problemas na implementação do modelo na Agência.

De acordo com o estudo apresentado pelos reguladores, a conversão das atividades em horas resultou em perdas de até 88% na carga horária atribuída. Os servidores afirmam que essa mudança traz distorções, insegurança e afeta a produtividade e a entrega de resultados.

Os participantes da reunião também apontaram dificuldades operacionais. Entre elas, a falta de critérios claros para a mensuração das atividades e a desconsideração da complexidade de algumas tarefas no cálculo das horas. Além disso, destacaram a desigualdade na distribuição da carga de trabalho entre membros das equipes de fiscalização e a falta de diálogo com os servidores na implementação das tabelas.

Diante das reivindicações, o Sinagências reforçou o compromisso de intermediar um diálogo com a gestão da ANTAQ. O objetivo é buscar soluções que garantam a revisão das tabelas e metodologias que possibilitem a participação dos servidores e dos representantes sindicais no processo, maior previsibilidade e justiça na aplicação do PGD. A entidade prepara um documento detalhado com as preocupações levantadas na reunião que será encaminhado para a gestão da Agência.

Filie-se ao SINAGÊNCIAS!

Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/

Fonte: Ascom/Sinagências