fbpx

MELHORA A QUALIDADE DOS COMBUSTÍVEIS APURA A ANP

29/07/2006 – 00h01
Os principais combustíveis vendidos ao consumidor brasileiro alcançaram padrões internacionais de qualidade, conforme pesquisa da ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). “Desde março, os nossos índices para a gasolina, o óleo diesel e o álcool hidratado estão no mesmo patamar do registrado nos mercados mais exigentes do mundo”, afirmou a superintendente de Qualidade de Produtos da ANP, Maria Antonieta Silva.
 
Segundo ela, a irregularidade na gasolina caiu para cerca de 3,7% do total pesquisado, bem abaixo dos 9,2% detectados em 2001, quando a ANP iniciou o programa de qualidade. A cada mês são realizadas 16 mil amostras de combustíveis no país, através de 23 instituições de pesquisas, em sua maioria universidades, envolvendo cerca de 20% do total de postos de varejo. No caso do diesel, a "não-conformidade" caiu para 2,0% das amostras, ante os 6,5% encontrados em 2001. O maior avanço, porém, foi no caso do álcool hidratado.
 
Em 2001, as primeiras pesquisas da ANP apontavam para 10,3% das amostras, subindo para 12,6% em 2002 e caindo para 2,9% em junho. A técnica da ANP considera que um fator importante para a melhoria da qualidade do álcool foi a introdução do corante no álcool anidro (que é misturado à gasolina), que era vendido como hidratado. O anidro custa cerca de R$ 0,15 a R$ 0,17 por litro menos do que o hidratado por não ter a incidência de impostos (ICMS), mas a troca ficou mais complexa após a introdução do corante alaranjado.
 
Fonte: Agência Estado / Diário do Grande ABC