Atividade marca reestruturação sindical no país; 18 das 26 Sesins já foram implementadas
Nesta quarta-feira (06), o Sinagências instalou a Secretaria Sindical da Paraíba (Sesin-PB), em João Pessoa. Essa é a 18ª secretaria estadual sindical em funcionamento, o que deixa claro o processo de reconstrução da presença do sindicato nos estados e o fortalecimento da representação nacional da categoria.
Foram eleitos para a Secretaria Estadual Sindical Ricardo de Holanda Melo Montenegro (Anatel) como secretário sindical, Ana Marcya Coutinho de Almeida (Anatel) como secretária de base sindical e delegada e Ivanildo Bezerra de Albuquerque (Anatel) como secretário de base e delegado.
O encontro começou com os dirigentes sindicais apresentando a programação habitual de transparências e prestação de contas. A programação foi centrada na escuta ativa dos servidores e na reafirmação da necessidade de presença física nos territórios. “O sindicato se faz presente e para nós tem sido motivo de muito aprendizado. Temos rodado o Brasil inteiro e encontrado companheiros”, afirmou Fabio Rosa, presidente do Sinagências.
Outro ponto de destaque foi a necessidade de fortalecer a articulação da base nos estados. A orientação é que cada Sesin busque construir diálogo com parlamentares, gestores públicos e lideranças locais, ampliando a inserção do sindicato nos debates públicos e qualificando sua atuação política.
Durante a passagem pela Paraíba, o Sinagências ainda participou do ato público em defesa da liberdade, democracia e soberania promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil do estado. O evento reuniu diversas entidades na luta pelos direitos da população.
Sinagências em Ação
O sindicato vem percorrendo todas as regiões do país com o Sinagências em Ação, implementando secretarias estaduais sindicais e promovendo assembleias com os servidores. Só essa semana, o projeto instalou três Sesins no Nordeste, chegando a 18 das 26 secretarias no total. Além disso, a região Norte já teve cobertura completa e o foco agora é concluir as instalações nos estados restantes.
Com a instalação da Sesin-PB, o Sinagências avança para as etapas finais do processo de reestruturação nacional. A meta é contar com a presença institucional em todos os estados até setembro, garantindo que cada regulador e reguladora conte com um canal direto de escuta, mobilização e defesa coletiva.
A próxima parada do Sinagências em Ação será no estado de Pernambuco. A jornada segue, com presença ativa, base mobilizada e sindicato fortalecido.
Filie-se ao SINAGÊNCIAS!
Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/
Fonte: Ascom/Sinagências