fbpx

JANEIRO BRANCO – “A vida pede equilíbrio”

Quando o assunto é saúde mental o que você faz para cuidar da sua?

A campanha Janeiro Branco, em 2023, tem como tema “A Vida pede Equilíbrio”. O mês promove a reflexão e a renovação de ações e pensamentos para o ano que se inicia. O objetivo é alertar para os cuidados com a saúde mental da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico.

O mês de janeiro foi escolhido porque é nele que as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o novo ano que se inicia e neste período foram observados diversos avanços no que se refere à discussão do tema, que até pouco tempo atrás era visto como tabu e pouco abordado.

Não existe uma forma única de adoecimento mental nos cidadãos. Por isso, para manter a saúde mental em dia, algumas dicas são valiosas, como praticar atividade física, manter uma alimentação saudável, se hidratar, ter um sono de qualidade, cuidar bem dos relacionamentos, se valorizar, estar em companhia de pessoas otimistas e que te faça sentir bem.

Comportamento autodepreciativo, como insônia ou sono irregular; queda nos níveis de energia; alterações incomuns no apetite, como perda ou excesso; mudanças repentinas de humor, como irritabilidade e tristeza; perda de interesse por atividades antes consideradas interessantes; incapacidade de cumprir suas obrigações de rotina; raciocínio lento e perda de concentração, entre outros, podem ser considerados como um alerta para a saúde mental.

Embora a data seja um marco importante e de relevância, a sociedade não deve se lembrar da saúde mental apenas no janeiro branco .  O Janeiro Branco nos ajuda a conscientizar, mas é importante que o tema esteja sempre no radar e atenção das pessoas,  instituições de saúde, órgãos públicos responsáveis e profissionais da área cada vez mais dispostos à desestigmatização e sempre atentos aos cuidados necessários.

O Sinagências apoia esta campanha!

LOGIN