fbpx

ANTT vai licitar 1,7 mil linhas interestadual

Importação para pesquisa fica mais ágil
24 de janeiro de 2008
teste de notícias com algumas formatações
27 de janeiro de 2008

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) iniciou no dia 18 de janeiro de 2008, uma série de audiências públicas para aperfeiçoar os contratos de exploração das 1,7 mil linhas do transporte interestadual de passageiros no país. A concessão vence no final deste ano e a agência pretende resolver logo o caso de 19 linhas que funcionam mediante decisão judicial.

Estas linhas serão colocadas em licitação, o que permitirá a regularização da exploração dentro dos critérios exigidos pelo órgão regulador. Em seguida, irão a leilão as demais linhas, cujos vencedores deverão oferecer as menores tarifas.

O diretor geral da ANTT, José Alexandre Resende, explicou que antes da Constituição de 1988 as empresas de transporte de passageiros recebiam apenas autorização para percorrer os roteiros que escolhiam. Atualmente, elas recebem concessões ou permissão para explorar os percursos, com o compromisso de cumprir tarifas condizentes com o serviço prestado.

O transporte de passageiros por ônibus interestaduais, segundo Resende, é responsável por 95% da movimentação no país, o que significa o uso por 140 milhões de brasileiros. Os 5% restantes correspondem ao transporte em carros particulares, trens ou empresas de aviação.

Fonte: Gazeta Mercantil

Os comentários estão encerrados.

LOGIN
WhatsApp Entre em contato