fbpx

Sinagências evidencia urgência da equidade de gênero na regulação Federal

O Sinagências subscreve e apoia a ‘Carta Aberta Mulheres da Regulação’ endereçada ao presidente Luís Inácio Lula da Silva nesta semana. O documento congratula a indicação da servidora Mariana Olivieri Caixeta Altoé, (veja mensagem ao Senado aqui) ,para exercer o cargo de Diretora da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), na vaga decorrente da indicação do Senhor Tiago Sousa Pereira para o cargo de Diretor-Presidente da autarquia.

A entidade reitera a importância de maior equilíbrio para indicação de mulheres nos quadros das diretorias colegiadas das Agências Reguladoras e como a correlação quantitativa pode melhorar e dar mais eficiência nas decisões em regulação nacional.

A carta alerta ainda que cinco das onze agências reguladoras federais não possuem nenhuma mulher em seus colegiados, dentre elas a ANAC. E que, desde a sua criação em 2005, teve apenas duas mulheres dentre os 22 membros que atuaram na Diretoria Colegiada.

Em conjunto com as demais entidades, reforçamos o entusiasmo pela escolha de uma mulher para a direção de uma importante agência. Esperamos que o exemplo se perpetue não só em toda a atividade regulatória, mas no país.

MOVIMENTO MULHERES NA REGULAÇÃO – Mulheres na Regulação é uma rede criada em novembro de 2022 com o objetivo de promover a colaboração entre as mulheres que atuam na regulação, visando o avanço da agenda regulatória no Brasil.

Abaixo a carta na íntegra