fbpx

Manifesto #ANMForteJá será entregue no Congresso Nacional em ato simbólico

Servidores da Agência Nacional de Mineração (ANM), associações ligadas ao setor de mineração sustentável, sociedade civil, prefeitos e parlamentares realizarão um ato pela estruturação da ANM na próxima quarta-feira, dia 12 de julho. O evento ocorrerá na Esplanada dos Ministérios, com concentração marcada para as 9h no anexo 2 da Câmara dos Deputados. Durante o dia, os manifestantes percorrerão as lideranças do Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.

A programação terá início com a entrega do Manifesto #ANMForteJá, em parceria com a Frente Parlamentar da Mineração Sustentável (FPMin), ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arthur Lira (PP-AL). Em seguida, o documento será entregue ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (UNIÃO/MG).

Após a entrega do manifesto no Congresso Nacional, uma comissão de lideranças caminhará até o Palácio do Planalto para entregar o documento ao Presidente Lula.

O objetivo do ato é fortalecer e ampliar a base institucional do movimento pela estruturação da ANM, que está ocorrendo em todo o país desde maio e requer uma solução governamental. Além das paralisações ao longo da semana, os servidores da Agência também planejam entregar seus cargos como forma de protesto.

“O Colapso da Agência Nacional de Mineração não é novidade e é consequência de décadas de descaso do Estado brasileiro com o setor mineral. A autarquia é o único órgão que consta na Lista de Alto Risco, apresentada pelo Tribunal de Contas da União em 2022. Isso exige do governo a realização de concurso público e nivelamento dos vencimentos da ANM às demais 10 agências reguladoras”, afirma o presidente Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais da Regulação (Sinagências).

AGENDA: 

O QUE: Ato simbólico entrega Manifesto “ANMForteJá

QUANDO: 12 de julho (quarta-feira)

ONDE:  Brasília/Esplanada dos Ministérios/Congresso Nacional – Anexo 2 Câmara dos Deputados

HORÁRIO: 09 horas