Em audiência na Câmara, Sinagências destaca importância de valorizar servidores e fortalecer a administração pública

O Sinagências participou, nesta terça-feira (21), da audiência pública promovida pela Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados, que discutiu o tema “Gestão e avaliação de desempenho no setor público”. Conduzido pela deputada Erika Kokay (PT-DF), o encontro reuniu representantes de diversas entidades para debater os desafios e perspectivas da administração pública.

Em sua fala na audiência pública, o presidente do Sinagências, Fabio Rosa, destacou a importância de valorizar os servidores e fortalecer a administração pública. Ele também criticou duramente o discurso que embasa a reforma administrativa, afirmando que serve aos interesses das elites econômicas e não à melhoria dos serviços públicos.

“A gente tem que acabar com essa desfaçatez que se repete no Estado brasileiro. Ninguém está querendo discutir eficiência. Os proponentes da reforma são caudatários das elites econômicas desse país. Eles têm problemas com a administração porque ela custa, e querem reduzir o Estado para garantir mais dinheiro, manter privilégios e alimentar o rentismo do sistema financeiro”, declarou.


O dirigente do Sinagências também ressaltou que as elites econômicas veem o Estado como concorrente em áreas como educação e saúde, e que o verdadeiro debate sobre eficiência não pode ignorar o subfinanciamento do setor público.

“Não tem como o Estado melhorar se não tiver dinheiro. Nos últimos dez anos, as agências reguladoras perderam 41% do orçamento. Já chegamos ao limite do que é possível fazer com menos. Ou garantimos recursos, novos concursos e estrutura adequada, ou o discurso de eficiência continuará sendo usado como desculpa para destruir o serviço público”, completou Rosa.

Ao encerrar sua participação, o presidente convocou a mobilização dos servidores públicos na marcha nacional que ocorrerá no dia 29 de outubro, em defesa do serviço público e contra a reforma administrativa.

Relembre: Sinagências convoca categoria para atos contra a reforma administrativa

Também participaram da mesa Eduardo Mendonça, da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud); Elizabeth Sousa, da Associação Nacional dos Especialistas em Políticas Públicas e Gestão Governamental (Anesp); Fátima dos Reis, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB); e Ibrahim Yusef, da Força Sindical.



Confira a participação do Sinagências a partir do minuto 13’57:
https://www.youtube.com/live/KuCpqGb0IZM?si=UMinezX-dbTmAn1j