Sinagências já tinha enviado ofícios para a pasta solicitando a convocação
Após cobranças do Sinagências, o Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) publicou a Portaria MGI nº 5.024, de 02 de julho de 2025, autorizando a nomeação de 49 candidatos aprovados no concurso público para a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL).
O Sinagências já havia solictado do MGI a nomeação de todos os aprovados do concurso vigente. A entidade fez cobranças e enviou dois ofícios para a pasta com o pedido de convocação.
De acordo com o Sinagências, “as dificuldades encaradas atualmente com a escassez de pessoal têm afetado significamente a qualidade de vida dos servidores da regulação”. O sindicato ainda afirmou que diariamente recebe reclamações sobre a jornada de trabalho cada vez mais exaustivas, o que resultava em doenças como síndrome de burnout, depressão e outras.
A autorização da nomeação é uma vitória para a categoria, mas vale ressaltar que os servidores da Anatel – e de todas as agências – vivem uma situação dramática com carência de servidores. A falta de pessoal ameaça a realização das funções institucionais e representa riscos para a população brasileira. Diante desse cenário, o Sinagências reafirma que segue vigilante para que as nomeações se concretizem o mais rápido possível e para que todo o cadastro de reserva dos concursos das autarquias seja zerado.