A Agência Nacional de Mineração (ANM) recebeu nesta segunda-feira (10/10) o Prêmio de Excelência no Uso do Sistema ArcGIS na Transformação Digital por aplicativo que sinaliza barragens de rejeito de minérios. O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa Imagem Geosistemas, que desenvolve programas para imagens geográficas.
Por meio dos painéis, desenvolvidos na plataforma ArcGis, o Sistema Integrado de Gestão de Barragens de Mineração (SIGBM) monitora em tempo real, por meio de ferramentas analíticas e intuitivas, o nível de emergência e dano potencial de cada barragem. Ao todo, são 918 barragens acompanhadas via ferramentas analíticas e filtro
De acordo com o diretor da ANM Roger Romão Cabral, os painéis proporcionaram maior celeridade, assertividade e previsibilidade na gestão do risco das atividades minerárias.
“As análises são utilizadas pela equipe de segurança de barragens para tomada de decisão em situações emergenciais com foco em proteger a vida humana, o meio ambiente e o patrimônio de terceiros e do empreendedor”, destacou.
“É motivo de orgulho desenvolver esse trabalho junto com a ANM que, entre tantos motivos, foi premiada pelo impacto que a ferramenta traz à sociedade, na mudança da escala de trabalho de quem cuida da fiscalização das barragens e a importância do processo de digitalização nesse processo, que reduz o esforço das equipes em reconhecer o risco que uma barragem pode oferecer”, explica Maíra Soares, diretora comercial da Imagem Geosistemas.
Os superintendentes da ANM Luiz Paniago (Barragens de Mineração) e Yuri Faria (Regulação Econômica e Governança) destacaram a importância da evolução tecnológica para garantir mais efetividade na gestão de barragens e de processos na agência. Alexandre Silva, gerente da empresa Imagem afirmou que a nova tecnologia é disruptiva e permitirá a ANM ser mais proativa e assertiva nesse monitoramento.
Também estiveram presentes na entrega do reconhecimento os servidores da ANM Inara Barbosa, Álvaro Santos, Micheline Bechtold e Gisele Sousa.
A premiação foi revelada no EU ESRI 2022 – o maior encontro de usuários brasileiros do Sistema de Informações Geográficas, que ocorreu no último dia 29 de setembro. O reconhecimento leva em conta a transformação e o impacto oferecidos pelo SIGBM.
A ANM já foi premiada em 2012 pelo desenvolvimento, em parceria com a Imagem, do Sistema de Informação Geográfica (SIGMINE), que mostra a localização e detalhes dos processos minerários ativos na agência.
Fonte: Ascom/ANM