A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou, através de sua assessoria de imprensa, que já foram aprovados investimentos totais de R$ 55,4 milhões em programas de eficiência energética para o ciclo 2006/2007 que foram apresentados por 15 distribuidoras de energia.
Segundo a agência, esses programas possibilitarão uma economia média de 90 mil megawatts (MW) por ano e a retirada de uma demanda 27,7 MW no horário de pico.
As outras 49 distribuidoras de energia que atuam no País têm até o dia 30 de abril para apresentar à Aneel seus programas de eficiência no consumo de energia para o biênio 2006/2007.
Pelas regras do setor elétrico, as distribuidoras têm de aplicar, anualmente, pelo menos 0,25% de sua receita operacional líquida em programas para aumentar a eficiência no consumo de energia. De acordo com a Aneel, os 15 projetos já aprovados incluem ações voltadas para consumidores de baixa renda e também para aumentar a eficiência energética de indústrias, estabelecimentos comerciais e prédios públicos.