Sinagências promove Assembleia Estadual com servidores e instala Sesin de São Paulo

Evento também elegeu os delegados e delegadas que irão participar do V Consag

O Sinagências instalou oficialmente, nesta quarta-feira (25), a Secretaria Estadual Sindical (Sesin) de São Paulo e elegeu os delegados e delegadas que representarão o estado no V Congresso Nacional do sindicato (Consag), que ocorrerá entre os dias 19 e 23 de novembro, em Brasília. As decisões foram tomadas durante a Assembleia Estadual dos servidores das agências reguladoras, realizada na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na capital paulistana.

Na ocasião, foi definido que a Sesin de São Paulo será composta pela servidora Ana Cláudia Silva Fonseca (Anatel) e pelos servidores Maurício de Campos (Anvisa) e Flávio Henrique Nóbrega (ANTT). A nova instância funcionará como um canal permanente de organização e mobilização local, fortalecendo a presença do sindicato nos estados e ampliando a capilaridade das ações da entidade.

Com a instalação da Sesin paulista, o Sinagências totaliza nove secretarias estruturadas em todo o país. A expansão faz parte do projeto Sinagências em Ação, que continuará realizando visitas a estados de todas as regiões brasileiras até outubro de 2025.

Durante a assembleia, o presidente do Sinagências, Fabio Rosa, apresentou um panorama das pautas prioritárias da categoria, os desafios políticos e estruturais enfrentados pelas agências reguladoras e os avanços conquistados desde o último ciclo de mobilizações.

Ele também ressaltou a importância da estrutura sindical como instrumento de resistência e organização: “A intenção da Secretaria Sindical é permitir que as demandas locais cheguem com mais força até a direção nacional e que os recursos do sindicato – jurídicos, políticos, de comunicação – sejam utilizados de forma mais eficaz pelas bases”, afirmou.

Rosa também chamou atenção para o cenário político que envolve o Grupo de Trabalho (GT) da reforma administrativa em curso no Congresso Nacional. Segundo ele, o momento é grave e representa uma ameaça concreta às estruturas do serviço público. Diante desse cenário, destacou ainda a necessidade de fortalecer a organização sindical e construir instrumentos de mobilização para enfrentar os desafios impostos pelo atual contexto político.

Vale ressaltar que o presidente participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados sobre o Grupo de Trabalho da Reforma Administrativa, onde combateu os avanços do projeto. Veja mais informações clicando aqui.

Os três novos representantes da Sesin de São Paulo também aproveitaram a oportunidade e se pronunciaram durante a assembleia, reforçando a importância do fortalecimento sindical no estado.

Na ocasião, a servidora Ana Cláudia Silva Fonseca, da Anatel, afirmou: “A gente precisa desse fortalecimento. Só depois da mobilização do sindicato, aquela primeira greve do Sinagências, que houve essa valorização realmente efetiva da nossa carreira. Então, acho que é mais do que importante e necessário estar sempre alinhado, sempre preocupado com o andamento do que acontece na nossa carreira”.

Maurício de Campos também destacou a importância da presença do sindicato nas agências. “Essa Sesin de São Paulo é muito importante, porque a gente, principalmente a gente que é servidor da Anvisa, ficamos sem pai e sem mãe nas últimas duas diretorias. E a minha briga sempre foi a do sindicato estar presente nas agências. Eu espero contribuir muito com todos e com todas, não só na agência da Anvisa, mas com todas as outras agências”, ressaltou.

Já Flávio Henrique Nóbrega, servidor da ANTT, reforçou o papel estratégico das instâncias locais: “Como não ter uma organicidade com essa em um território tão grande e diverso como o nosso? Então, saúdo e louvo essa instalação das organizações de base, das secretarias sindicais estaduais. Eu me ponho aqui à disposição para assumir esse cargo”.

A agenda de instalação das Sesins e de eleição dos delegados estaduais seguirá firme ao longo do ano, como parte do projeto Sinagências em Ação. As próximas atividades serão divulgadas pelas redes sociais do sindicato. Fique atento e participe da construção de uma representação mais próxima, democrática e combativa.

Filie-se ao SINAGÊNCIAS!

Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/

Fonte: Ascom/Sinagências