Sinagências lamenta interrupção do serviço 167 da Aneel

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Reguladoras (Sinagências) lamenta a decisão da diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de desativar o serviço telefônico 167, canal utilizado pela população para registrar denúncias e reclamações contra episódios de mau serviço prestado pelas concessionárias de energia elétrica.

A agência afirma, na própria mensagem de áudio que informa a interrupção do serviço, que a suspensão decorre do contingenciamento orçamentário, que reduziu o orçamento da Aneel em 2025 ao patamar de 2016.

É importante relembrar que a asfixia fiscal é resultado direto da pressão por parte de lideranças do Congresso Nacional, em especial do Centrão, que exigem cortes de gastos do governo ao mesmo tempo em que bloqueiam iniciativas para ampliar a arrecadação por meio da taxação dos mais ricos.

A desativação do 167 silencia a voz da população, elimina avaliações negativas e cria um quadro artificialmente positivo para as empresas do setor. O resultado é a desmoralização da regulação e a perda de credibilidade da Aneel perante a sociedade.

O Sinagências entende que a interrupção do 167 resulta tanto da escolha de prioridades pela diretoria da Aneel, quanto da demora do governo federal em efetuar os repasses necessários para a plena retomada dos serviços.

O sindicato cobra a reativação imediata do canal e reafirma que o atendimento ao cidadão é um dever institucional inegociável.

Filie-se ao SINAGÊNCIAS!

Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/

Fonte: Ascom/Sinagências