Categoria debate desafios locais e avança na organização sindical no estado
Na tarde desta quarta-feira (5), o Sinagências realizou mais uma atividade de mobilização e estruturação da base sindical, com a instalação da Secretaria Sindical Estadual (Sesin) do Rio de Janeiro. A assembleia estadual reuniu servidores das agências reguladoras que atuam no estado e elegeu os representantes que poderão deliberar sobre as pautas do V Congresso Nacional do Sinagências (Consag).
Durante o encontro, a direção do sindicato apresentou aos servidores as instâncias de participação da base recém-criadas pelo Sinagências e ouviu atentamente as demandas locais.
Na ocasião, foram definidos os servidores que irão compor a Sesin do estado e que atuarão como representantes da base fluminense junto à Executiva Nacional do sindicato, contribuindo para o fortalecimento da presença do Sinagências no território e para a construção de soluções alinhadas às demandas específicas da categoria na região.
Além disso, durante a assembleia, também foram eleitos os delegados e delegadas que irão participar do V Consag, instância máxima de deliberação da categoria. Os nomes escolhidos pela base poderão votar nas pautas a serem discutidas durante o evento que definirá os eixos de atuação do sindicato para os próximos anos.
Sinagências em Ação no Rio de Janeiro
A atividade integra o projeto Sinagências em Ação, que percorre todo o país com o objetivo de estruturar as bases sindicais estaduais, fortalecer a escuta ativa da categoria e promover o atendimento direto aos servidores das agências.
A presença do sindicato no estado do Rio de Janeiro se intensificou ao longo da semana, com uma série de ações estratégicas. Na segunda-feira, a diretoria realizou atividade com servidores da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na Rodoviária Novo Rio. Na terça-feira, foi instalado o Núcleo de Base Sindical (NBS) da Agência Nacional do Cinema (Ancine). Já na manhã desta quarta-feira (5), foi a vez da instalação do NBS da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), ampliando ainda mais a organização da categoria nos locais de trabalho.