Assembleia com servidores em Salvador debate precarização, insegurança no PGD e compromisso com a valorização da categoria
A caravana Sinagências em Ação concluiu mais uma etapa importante de sua jornada pelo Nordeste com a instalação da Secretaria Sindical Estadual (Sesin) da Bahia, durante assembleia realizada nesta semana em Salvador. A iniciativa fortalece a atuação sindical no estado e consolida um canal permanente de escuta, mobilização e organização junto aos servidores das agências reguladoras federais.
Participaram da assembleia servidores da Anatel, Anvisa, ANTT, ANM e Antaq. Em pauta, as recorrentes dificuldades enfrentadas pela categoria em todo o país: esvaziamento das agências, déficit de pessoal e precariedade nas condições de trabalho.
A nova Secretaria Sindical será composta por Isaac Veloso Nunes (Anac), Ana Cristina da Silva Pimentel (Anatel), Anilda Maria Rodrigues de Miranda (ANM), Antônio Amarilio Lopo dos Santos Neto (Anvisa), Eronilson Costa (Anvisa) e Michael Soares Hollanda Cavalcanti (ANTT). Os membros irão atuar como representantes diretos da base no estado.
Durante os debates, os servidores da ANTT foram incisivos ao relatar a insegurança nas abordagens realizadas pelos fiscais e destacaram um problema específico da agência relacionado ao Programa de Gestão por Desempenho (PGD). Na Bahia, quando o servidor adere ao PGD, é automaticamente lotado em Brasília — fato que gera instabilidade, já que um eventual retorno ao trabalho presencial exigiria mudança imediata de cidade, com os custos arcados integralmente pelo servidor.
A instalação da Sesin também marcou o compromisso de encurtar a distância entre a direção do sindicato e a realidade vivida nos estados. A nova instância estadual atuará como um elo direto entre a base e a Executiva Nacional, permitindo o acompanhamento contínuo das condições de trabalho, a articulação de soluções locais e o fortalecimento da luta por valorização da categoria.
Além da assembleia e da instalação da Sesin, a agenda na Bahia também incluiu inspeções sindicais em portos e em uma pedreira. Essas visitas fazem parte do esforço do Sinagências em promover ações presenciais nos locais de trabalho, reforçando sua presença nas pontas do sistema regulatório.
A iniciativa no estado, integra o projeto Sinagências em Ação, que prevê a estruturação das bases sindicais estaduais em todo o país. O objetivo é fortalecer a presença do sindicato nos estados, promover o atendimento direto a filiadas e filiados e construir uma agenda de mobilização alinhada às necessidades reais da categoria nos territórios.
Filie-se ao SINAGÊNCIAS!
Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/
Fonte: Ascom/Sinagências