Sinagências instala 14ª Sesin em Rio Branco e prioriza escuta da base na região Norte

Encontro contou com forte participação dos servidores e reforça luta por presença nos territórios 

O Sinagências instalou, nesta terça-feira (29), a 14ª Secretaria Estadual Sindical (Sesin) do país, durante assembleia realizada em Rio Branco (AC). A atividade marca o fortalecimento da mobilização sindical na região Norte e simboliza o retorno institucional efetivo do sindicato ao estado, após anos de ausência nos territórios da região.  

Durante o encontro, o servidor da Anvisa Luiz Carlos Soares da Silva foi eleito secretário sindical. Edila Neide Pires da Silva (Anatel) e Atilio da Costa Limas (ANTT) foram eleitos como secretários de base sindical. Na ocasião, Atilio também foi escolhido como delegado para representar o estado durante o V Congresso Nacional do Sinagências (Consag). 

Com a instalação da Sesin no Acre, resta apenas o estado do Tocantins para que toda a região Norte conte com Secretarias instaladas em seu território — um avanço importante em uma das regiões historicamente mais afetadas pela ausência de estrutura sindical. “Estamos com 13 secretarias sindicais instaladas. Antes, não havia nenhuma estruturada. Agora temos organização de base onde havia vazio”, afirmou o presidente do sindicato, Fabio Rosa. 

Encontro com a base e debate de pautas  

A assembleia foi marcada pela presença ativa de servidores e servidoras das agências reguladoras no estado, que demonstraram engajamento com a luta coletiva e destacaram a importância de reconstruir a presença do sindicato no Acre. Além da eleição da nova estrutura sindical, o encontro foi espaço de escuta, informação e mobilização. 

A direção do Sinagências apresentou um balanço dos avanços conquistados nos últimos anos e alertou para os riscos trazidos pela proposta de reforma administrativa em debate no Grupo de Trabalho (GT) na Câmara dos Deputados. Foram repassadas informações atualizadas sobre o GT e discutidas estratégias de enfrentamento. 

Outro ponto destacado foi a precarização crescente com a contratação de servidores temporários, que têm acesso a informações estratégicas nas agências, mas não permanecem no serviço público. “Se eu tenho um temporário que vai ficar três anos na agência, entendendo como é que funciona, tendo acesso a informações privilegiadas, em várias agências, tendo acesso a segredo industrial, essa pessoa vai sair dali daqui a três anos, daqui a cinco anos, para onde vocês acham que ela vai? Vai para o regulatório de qualquer empresa, ganhar duas, três vezes, quatro, cinco mais.”, alertou o dirigente sindical. 

A escuta da base foi prioridade em todo o processo. A direção do sindicato respondeu dúvidas, acolheu sugestões e reforçou o compromisso de organizar a categoria em todos os estados. 

Nos próximos dias, o Sinagências em Ação chega ao Tocantins e depois ao Nordeste (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco) para seguir com a instalação das Sesins estaduais. O objetivo é garantir que cada servidor da regulação tenha voz ativa nas decisões do sindicato e que a organização sindical chegue a todo o território nacional. 

 

Filie-se ao SINAGÊNCIAS!

Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/

Fonte: Ascom/Sinagências