Sinagências e Aságuas participam de audiência no Senado e entregam carta aberta sobre a ANA

O Sinagências e a Aságuas participaram, nesta terça-feira (18), de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado Federal que debateu os desafios da segurança hídrica no Brasil. A sessão foi conduzida pela vice-presidente da comissão, senadora Leila Barros (PDT-DF), e reuniu autoridades e especialistas para discutir os impactos das mudanças climáticas e os desafios na gestão sustentável dos recursos hídricos no país. 

Durante o evento, as entidades entregaram uma carta aberta aos senadores Fabiano Contarato (PT-ES), presidente da CMA, e Leila Barros (PDT-DF), destacando a importância de nomeações técnicas para a Diretoria Colegiada da ANA e reforçando que a agência conta com um corpo técnico preparado, ético e engajado. 

A entrega do material ocorre após denúncias do Sinagências sobre indicações para a diretoria da ANA de profissionais que não atendem aos requisitos técnicos para assumir os cargos. 

Enfraquecimento da ANA 

Também presente na audiência, a diretora-presidente da ANA, Veronica Sánchez da Cruz Rios, ressaltou o papel da agência na gestão dos recursos hídricos e do saneamento básico no país. Ela destacou a importância do monitoramento hidrológico para garantir a segurança hídrica e apoiar as atividades econômicas e sociais no Brasil. Ela destacou que a ANA tem desenvolvido iniciativas para aprimorar a gestão da água, apoiar estados e comitês de bacias hidrográficas e fortalecer sua rede hidrometeorológica. 

Já o diretor interino da ANA, Marcelo Jorge Medeiros, alertou para os desafios enfrentados pela agência nos últimos anos. Ele afirmou que o orçamento da ANA tem sido reduzido progressivamente e que, atualmente, apenas 60% das atividades planejadas conseguem ser executadas, devido a cortes e contingenciamentos. Outro ponto abordado foi a redução do quadro de servidores. Medeiros informou que quase metade dos cargos da ANA estão vagos e que a falta de autorização para concursos tem prejudicado a supervisão e a qualidade dos dados hidrológicos.  

Veja a audiência completa abaixo: 

https://www.youtube.com/live/6sY8DDCsyIA?feature=shared

Filie-se ao SINAGÊNCIAS!

Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/

Fonte: Ascom/Sinagências