O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SINAGÊNCIAS) participou como convidado, nesta quinta-feira (7), da terceira reunião do Fórum de Dirigentes das Agências Reguladoras, realizado na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em Brasília.
De acordo com o presidente do SINAGÊNCIAS, Fabio Rosa, a reunião do fórum foi importante para ampliar o diálogo com os diretores das agências.
“Essa foi uma reunião muito importante, uma oportunidade de ampliar o diálogo do sindicato com os diretores das agências reguladoras. Um momento fundamental para buscar o engajamento dos diretores nas pautas sindicais que serão levadas para a Mesa de Negociação e também para buscar um diálogo mais estratégico para o fortalecimento da regulação no País”, disse.
Um dos organizadores do fórum, o diretor presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Paulo Rebelo, destacou a participação do SINAGÊNCIAS na reunião.
“Hoje nós demos um passo importante para institucionalizar esse fórum, que a partir de agora passa a ser um comitê, com regimento, e que vai ter mais força para as negociações junto ao governo. E o SINAGÊNCIAS é um parceiro muito importante nesse processo, que trouxe as suas pautas e a sua visão para o fortalecimento não só da categoria da regulação, dos trabalhadores, mas também para o fortalecimento das agências reguladoras”, frisou Rebelo.
Fabio Rosa disse, ainda, que o objetivo da nova diretoria do SINAGÊNCIAS é lutar pela valorização da categoria da regulação e pelo fortalecimento da atividade regulatória no País.
“Já demos início a esse desde que assumimos, e, no decorrer de 2024, nós vamos ter oportunidade, a partir da instalação das mesas setoriais, de discutir no detalhe, de aperfeiçoar no detalhe as discussões que temos para fazer com cada uma das agências no que diz respeito a pessoal, a gestão de pessoas, a determinadas normas que estão dentro da competência de cada uma das nossas agências”, disse.
“Mas, para além da pauta sindical, nós, como servidores, como esse corpo técnico que tem se aperfeiçoado ao longo dos anos, claro que nos interessa ser bem remunerados, ter uma carreira condizente com as nossas necessidades, mas nos interessa também o fortalecimento da atividade regulatória no País. Nos interessa o fortalecimento do papel social da regulação e do papel que as agências reguladoras cumprem no País, sobretudo no que diz respeito a dar acesso a garantias e direitos fundamentais dos cidadãos brasileiros”.
Para o dirigente sindical, as agências precisam “se conectar com um novo projeto de País”.
“As agências precisam se conectar a esse projeto de País, projeto de Estado, para que o Brasil possa desenvolver as suas potencialidades. E nós, como categoria profissional, temos interesse na pauta sindical, na remuneração, mas além. Temos o interesse de aperfeiçoar o serviço que entregamos, bem como ousar pensar o projeto de uma outra sociedade, que funcione mais a contento com os interesses do nosso povo”, finalizou.
Filie-se ao SINAGÊNCIAS!
Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/
Fonte: Ascom / SINAGÊNCIAS