Sinagências cobra da ANA realização de concursos para suprir déficit de servidores 

Últimos concursos para áreas administrativas ocorreram há mais de uma década
 

O Sinagências enviou nesta segunda-feira (16) um ofício à Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) solicitando a realização de novos concursos públicos para os cargos de Técnico e Analista Administrativo. O Sindicato também reivindica a nomeação de todo o cadastro reserva do concurso vigente para Especialistas em Regulação. 

No documento, o Sinagências aponta que o último concurso para Analista Administrativo foi realizado em 2008 e, desde então, a agência acumula um déficit de 39 cargos vagos, conforme os quadros previstos na Lei nº 10.768/2003. No caso dos Técnicos Administrativos, cuja única seleção ocorreu em 2010, a carência atual é de 15 servidores, com base na Lei nº 14.026/2020 e no Plano Estratégico de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). 

O ofício destaca ainda que, além da defasagem provocada por aposentadorias e evasão para outros órgãos ou a iniciativa privada, a ANA teve suas atribuições ampliadas com a promulgação do novo marco legal do saneamento, em 2020. Mesmo com a realização recente de concurso para especialistas, permanecem vagos 24 cargos de Especialista em Regulação de Recursos Hídricos. 

Para o presidente do Sinagências, Fábio Gonçalves Rosa, a recomposição da força de trabalho da ANA é urgente e essencial para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços prestados pela agência. A entidade reiterou sua disposição para o diálogo institucional e se colocou à disposição para contribuir com o processo de fortalecimento da atuação regulatória da autarquia.