O Deputado Federal, Carlos Jordy (PSL.RJ) esteve na manhã desta terça-feira (10.08), na sede do Sinagências onde participou de agenda institucional para tratar sobre a Equiparação da Agência Nacional de Mineração (ANM). Estavam presentes no encontro o presidente Cleber Ferreira, diretor financeiro, Wagner Dias, diretor da Asanm Kleber Vargas e o servidor de carreira da Agência e filiado a entidade Moacyr Carvalho de Andrade Neto.
Os membros presentes detalharam ao parlamentar, que também é servidor de agência reguladora, a questão da distorção existente devido a falta da equiparação salarial desde a época da criação da ANM em dezembro de 2017. Explicaram ao parlamentar que a não equiparação fragiliza o exercício das atividades de regulação mineral e fiscalização no país e o serviço público perde, comprovadamente, profissionais na área posto que a falta de reconhecimento tem acarretado um crescente êxodo de servidores capacitados com excelência do setor para a iniciativa privada ou para outros órgãos da administração federal, que remuneram melhor.
Durante a reunião os diretores falaram com o parlamentar sobre a proposta que a entidade tem para apresentar ao Governo a resolução para a equiparação da ANM com as demais agências. Ainda no debate também colocou-se a importância de se pensar sobre o porte funcional de arma para a área de fiscalização das Agências em casos especialíssimos. Carlos Jordy ouviu atentamente os membros e declarou que seu mandato está à disposição, levará a pauta para a base do Governo e em breve, pedirá uma agenda com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, pra juntamente com os membros presentes iniciarem os diálogos sobre a equiparação junto ao Governo e aos Ministérios envolvidos.
O Sinagências não deixa ninguém para trás.
Fonte: Ascom/Sinagências