O Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (09/02) publicou, em portaria, a nomeação de dois servidores de Agências Reguladoras para ocuparem secretarias no Ministério de Minas e Energia (MME). Os nomeados foram o especialista em regulação pela ANEEL, Gentil Nogueira de Sá Junior, para a secretaria de Energia Elétrica e o especialista em regulação pela ANP, Pietro Mendes, para a secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis.
Além dos servidores destas autarquias especiais o servidor público Thiago Barral também foi nomeado para compor a equipe do Ministério e ocupará a Secretaria de Planejamento e Transição Energética.
De acordo com o ministro Alexandre Silveira as nomeações têm perfil técnico e ampla experiência nos setores de energia elétrica, combustíveis e planejamento energético. “A capacidade técnica da equipe é essencial para enfrentar a grande complexidade e os desafios da pasta. A equipe vai trabalhar para que os recursos do país sejam explorados de forma oportuna para toda a população brasileira e também para as futuras gerações”, destacou o ministro.
Para o presidente do Sinagências, Cleber Ferreira, a nomeação de servidores das Agências fortalece a carreira e a importância da regulação nas decisões do setor. “São quadros técnicos de excelência com experiência no setor e um olhar apurado para questões de regulação ao bem do interesse público. A carreira se fortalece com as indicações dos colegas para atuarem no Ministério de Minas e Energia”, analisou o presidente da entidade.
Confira os currículos dos novos secretários do MME:
Gentil Nogueira de Sá Junior – Secretário de Energia Elétrica – Especialista em Regulação há 16 anos é Engenheiro Mecânico formado pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), com especializações em Direito Regulatório da Energia Elétrica e Análise de Impacto Regulatório (AIR), ambas pela UnB. Gentil Nogueira iniciou sua carreira em 2001, na indústria de fornecimento de equipamentos eletromecânicos para geração de energia elétrica. De 2007 a 2016 atuou nas áreas de fiscalização da geração, regulação da geração e regulação econômica e de mercado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Atuou também como superintendente adjunto de Regulação dos Serviços de Geração (SRG) e em maio de 2019 assumiu a Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Geração (SFG) da Aneel.
Pietro Mendes – Secretario de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Com mais de 14 anos de experiência, Pietro Mendes é especialista em regulação e também concursado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP). Exerceu a função de assessor do Diretor-Geral e de Superintendente Adjunto de Biocombustíveis e Qualidade de Produtos, além de ter sido Diretor de Assuntos Jurídicos da União Nacional dos Servidores de Carreira das Agências Reguladoras Federais (UnaReg). Pietro também foi Diretor do Departamento de Biocombustíveis da Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (SPG) do MME. Formado em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), possui licenciatura e bacharelado em Química pela Universidade Federal Fluminense. É doutor em Ciência pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além de ter Pós-Graduação Executiva em Petróleo e Gás pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE).
Thiago Barral – Secretário de Planejamento Energético – Thiago Barral é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestre em Recursos Hídricos e Meio Ambiente pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e pós-graduado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro (FGV/RJ). Iniciou a carreira na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), em 2007, assumindo a presidência em 2019. Atuou como Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais – sendo responsável, principalmente, pela realização de estudos de mercado e demanda de energia, geração distribuída, eficiência energética, estudos ambientais de usinas hidrelétricas e linhas de transmissão, entre outros. Também assumiu a Superintendência de Projetos de Geração na coordenação do processo de habilitação técnica e cálculo dos preços-teto dos leilões de energia, no planejamento do suprimento aos sistemas isolados, no desenvolvimento de estudos de inventário e de viabilidade técnico-econômica de usinas hidrelétricas. Nesta mesma Superintendência, exerceu o cargo de Superintendente Adjunto de Setembro de 2013 a setembro de 2016.
Fonte: Ascom/Sinagências