fbpx

ATÉ FINAL DO MÊS –  Prova de vida para aposentados e pensionistas pode ser realizada online

Programa LideraGov: prospecção e qualificação de novos talentos
2 de junho de 2021
Deputado Federal Euclydes Pettersen (PSC – MG) realiza agenda institucional com o Sinagências em Brasília
15 de junho de 2021

 Prova de vida para aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal pode ser realizada online

Servidores públicos segurados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até o dia 30 de junho para realizar prova de vida.

Os servidores públicos federais aposentados, bem como os pensionistas e os anistiados, que recebem seus proventos ou benefícios pelo Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), não precisam mais realizar a prova de vida presencialmente. Agora, poderão fazer o procedimento online.

Antes, essa comprovação era realizada de forma presencial em uma das agências bancárias da instituição financeira pela qual o beneficiário recebe, mas desde março do ano passado, o procedimento foi suspenso. Cleber Ferreira, presidente do Sinagências, conta que esta foi uma das medidas de proteção adotadas pelo governo federal para o enfrentamento da pandemia de covid-19. “O objetivo da suspensão temporária foi reduzir a aglomeração em agências bancárias entre os beneficiários que, em sua maioria, são idosos e considerados mais vulneráveis ao contágio da doença”, afirma.

Devido à situação, o governo liberou alguns meios alternativos para que os segurados fizessem essa comprovação. Um deles é a prova de vida feita por biometria facial, que está disponível para os beneficiários cadastrados nesta opção e foram notificados através da plataforma “Meu INSS”.

Outras transações também estão sendo aceitas como prova de vida. O beneficiário, que tiver a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), pode realizar a comprovação através de app. Basta baixar o aplicativo sou.gov.br no celular, na versão IOS ou Android, e realizar a prova de vida digital. Para aqueles que não possuem o cadastro de biometria, será preciso ir à agência bancária onde recebe o benefício e apresentar documentação com foto.

Para os aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal que são segurados do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), o governo federal prorrogou a suspensão da prova de vida anual e agora esse público tem até o dia 30 de junho para cumprir com o processo exigido pela Administração Pública, sem prejuízos aos benefícios e pensões. Encerrado o prazo, os beneficiários deverão realizar normalmente o recadastramento anual do mês de aniversário, sendo esta uma condição para a continuidade do recebimento dos benefícios.

É importante ressaltar que a prorrogação da prova de vida não exclui a necessidade de sua realização, trata-se apenas de um adiamento do processo. “Segundo o governo federal, não devem haver mais prorrogações e a prova de vida voltará a ser exigida a partir de 1º de julho deste ano”, afirma o presidente do Sinagências.

Para mais detalhes sobre a prova de vida, acesse o link a seguir: https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/servidor/recadastramento

Fonte: Ascom/Sinagências

Os comentários estão encerrados.

LOGIN
WhatsApp chat