– Secretário afirmou que está empenhado em resolver as questões da ANM e o Min. Silveira está ciente e de acordo com os pleitos da ANM.
– Estão aguardando reunião com Min. MGI Esther Dweck para alinhar os movimentos para uma MP ou PL. Acredita que um PL pode ser a melhor forma e que isso necessita ser discutido. De toda forma, precisa do alinhamento com MGI, o que ainda irá acontecer.
Acredita que as nomeações dos novos secretários no MGI irão acelerar o processo.
Disse ao grupo que o nosso pleito tem apoio o da Casa Civil e do MME.
Ponderou que alguns interlocutores se preocupam com um efeito cascata de outras categorias. Sinagências explicou que é PECxPEC, Carreira x Carreira, sem outras inovações, conforme previsto na LOA 2023.
Pontuamos que o pleito é 2023, que temos orçamento previsto. Os servidores da ANM foram os únicos contemplados na LOA 2023. Mérito nosso. Outras categorias não conseguiram. Falamos da situação do corpo funcional colapsando, muitas licenças saúde, pressão grande. Falamos que buscamos apoio no parlamento por conta do descaso histórico com a ANM.
Caso o ministro só se movimentar após a votação dos vetos, a consequência será muito ruim para o governo pois perde o protagonismo e deixa decisão do executivo para o parlamento.
O Secretário é sensível ao pleito e o considera prioridade. Alertou sobre a necessidade de apoio as emendas ao projeto do arcabouço fiscal no Senado para evitar contingenciamento da cota de CFEM destinada à ANM.