A Agência Nacional de Aviação (ANAC) abriu as inscrições para a terceira edição do programa Aeroportos Sustentáveis. A participação no programa é voluntária, trata-se de um instrumento de incentivo não-regulatório, tendo como objetivo a disseminação de boas práticas de gestão ambiental em aeroportos e o reconhecimento de iniciativas proativas ligadas à sustentabilidade das operações aéreas.
A iniciativa busca também dar visibilidade às ações positivas de promoção de sustentabilidade já desenvolvidas pelos aeroportos que aderirem à participação no projeto. A última edição teve participação de 16 aeroportos e os aeroportos de Macaé, Manaus e Salvador foram destaque em suas respectivas categorias, que consideram o número de passageiros processados anualmente.
A avaliação possui critérios que consideram os seguintes temas: gestão de energia elétrica, gestão hídrica, gestão de resíduos, gestão da qualidade do ar local, gestão da mudança climática, gestão do ruído aeronáutico e gestão organizacional. Os aeroportos serão classificados em níveis de primeira classe para os aeroportos que alcançarem pontuação maior que a média simples de seu grupo e classe executiva para aqueles que obtiverem pontuação menor que a média. Serão excluídos do cálculo aeroportos com pontuação final inferior a 25% do total.
Os aeroportos interessados deverão enviar e-mail para o endereço eletrônico meioambiente@anac.gov.br, manifestando sua intenção em participar da Edição 2021 do programa até o dia 30 de novembro de 2021. Aos interessados será fornecido acesso ao formulário eletrônico de avaliação das medidas adotadas pelo aeroporto, o qual deverá ser respondido e enviado juntamente com o termo de participação, contido no Anexo I do Edital, devidamente preenchido e assinado, para efetivação da participação do aeroporto no programa.
Acesse aqui o Edital do programa e acompanhe as regras, requisitos e passos para participação.
Fonte: ascom/Singências