fbpx

Vitória histórica! Concurso para Especialista em Regulação vai considerar a experiência dos cargos de nível médio

Após mobilização do Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), pela primeira vez, o concurso para Especialista em Regulação vai considerar, na prova de títulos de algumas agências (ANVISA, ANAC e ANATEL), a experiência dos cargos de nível médio na Regulação.

De acordo com a Diretoria Executiva do Sinagências, esse fato representa uma valorização do conhecimento técnico específico dos servidores da Regulação no país.

“Ressaltamos que esta pontuação para experiência dos cargos de nível médio é inédita e fruto da movimentação da atual gestão do Sinagências, que, em dezembro passado, oficiou todas as agências com concursos abertos, solicitando que a experiência profissional do candidato nas áreas de atuação específicas de cada Agência fosse considerada na prova de títulos – independentemente do nível do cargo ocupado”, afirmou o diretor do Sinagências Vinícius Alem da Costa Leal.

O presidente do Sinagências, Fabio Rosa, destacou que o sindicato vai seguir pautando a demanda nas Mesas Setoriais de cada Agência.

“Infelizmente as demais Agências Reguladoras com concursos já anunciados não consideraram a nossa reivindicação, mas não existe nenhuma lei que vincule ou estabeleça critérios para prova de títulos. O estabelecimento dos requisitos é ato discricionário da administração pública, e nós seguiremos pautando essa demanda nas Mesas Setoriais de cada Agência, para garantir o reconhecimento da experiência profissional dos técnicos nas Agências Reguladoras”, completou Fabio Rosa.

Veja, abaixo, a experiência exigida nos concursos da Anvisa, Anac e Anatel:

Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)

– Exercício de atividade autônoma e (ou) profissional em empregos/cargos relacionados à área de aviação nos últimos 10 anos.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

– Exercício profissional na Administração Pública relacionado à área de regulação e(ou) vigilância sanitária.

Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL)

– Exercício de atividade autônoma e(ou) profissional, na Administração Pública ou na iniciativa privada, em empregos/cargos relacionados ao setor de telecomunicações, nos últimos 10 anos.