fbpx

Sinagências e Aságuas se reuniram em agenda institucional

Temas como a importância da indicação técnica para o quadro da diretoria colegiada foram debatidos

 O presidente do Sinagências, Cleber Ferreira, o diretor jurídico Luis Cugler e o diretor financeiro, Wagner Dias, se reuniram na manhã desta quarta-feira (02/02), de modo virtual, com os membros diretores da Associação dos Servidores da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Aságuas) Morris Warren, Flávia Rodrigues e Luiz Henrique Pinheiro para agenda institucional entre as duas instituições. O jurídico do Sinagências também assessorou a reunião.

Logo no começo da reunião, o presidente do Sinagências agradeceu a agenda e falou dos trabalhos da atual gestão do Sinagências no âmbito interno e também das principais pautas em articulação como a defesa das carreiras da regulação, a representatividade institucional nos fóruns quanto às negociações, a reestruturação de vencimentos dos servidores da ANM, a defesa da autonomia técnica, as nomeações nas diretorias das Agências e a importância dos prazos de seus mandatos fixos e não coincidentes

Os membros diretores da Aságuas falaram sobre as recentes indicações às vagas abertas feitas pelo Governo e que, em alguns casos, podem não estarem contemplando os critérios técnicos exigidos em lei.

A entidade criticou as indicações do Governo e enviou uma lista tríplice para a Casa Civil com nomes de servidores da ANA para a ocupação de pelo menos uma das vagas.

Neste sentido, o Sinagências se propôs a apoiar a iniciativa da Associação para que, conjuntamente, atuem na reversão deste cenário. O Sinagências atuou recentemente na reversão de indicações realizadas para a ANVISA e para a ANS, assumindo o compromisso de trabalhar na Comissão de Infraestrutura do Senado Federal neste sentido.

Segundo os diretores da Aságuas, a importância da representação legal do Sinagências na defesa dos servidores das Agências será de grande valia e apoio.

Internamente, agradeceram o contato, porque é necessário o estreitamento institucional e este é um tema que juntamente com os servidores da ANA tem sido debatido há algum tempo, destacaram em suas falas durante a reunião.

O Sinagências pontuou a importância dos servidores da ANA participarem nas atividades sindicais pois das 11 agências reguladoras é a única sem representação na composição atual da Diretoria Executiva Nacional do Sinagências.

Por fim, novas reuniões serão agendadas entre as entidades para o alinhamento de ações entre a associação e o sindicato.

Fonte: Ascom/Sinagências

LOGIN