fbpx

Sinagências critica enxugamento de estrutura da Anac

Sindicato reclama de falta de discussão sobre redução no número de servidores em unidades regionais

A reestruturação que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) está realizando em suas unidades regionais preocupa o Sinagências, sindicato que representa os servidores de órgãos reguladores. Conforme o secretário-geral da entidade, Geraldo Marques, o enxugamento da estrutura da agência nos aeroportos de Porto Alegre, Curitiba e Recife, que vai implicar realocação de servidores, não foi discutida previamente com a categoria.

— Não houve diálogo sobre a situação dos funcionários, que terão de deixar seus Estados, nem sobre os reflexos dessa mudança no atendimento ao público. Vamos buscar uma reunião com a diretoria da Anac para tentar equalizar essa situação — afirma Marques.

Parte dos funcionários da Anac nesses três aeroportos poderá ser transferida para Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo ou São José dos Campos (SP). Na próxima semana, o Sinagências pretende ter um levantamento completo de quantos servidores serão afetados pelas mudanças.

Na última quinta-feira, a Anac anunciou que transformará as unidades regionais de Porto Alegre e Recife em escritórios de aviação civil, o que resultará na diminuição do número de funcionários, especialmente aqueles envolvidos em atividades administrativas. No caso de Porto Alegre, são 25 servidores. A Anac, porém, não anunciou quantos deles serão realocados. A mudança mais drástica ocorre no aeroporto de Curitiba, onde o escritório e posto de serviço da agência serão fechados.

Conforme a Anac, a mudança da unidade regional de Porto alegre para escritório não afetará seus serviços, que são voltados à chamada aviação geral – que inclui aeronaves particulares, táxi aéreo e aviação agrícola. O enxugamento da estrutura em Porto Alegre ocorre porque parte dos serviços já pode ser encaminhada via internet, sem precisar de um atendimento presencial, segundo a agência.

Fonte: Zero Hora