fbpx

Servidora da Anvisa é premiada pela Organização Mundial das Aduanas

Servidora Daniela Dorneles, da Anvisa, é premiada por sua atuação na coordenação da CVPAF-PR. Foto: Reprodução.

A servidora Daniela Dorneles, coordenadora de Vigilância Sanitária de Portos, Aeroportos e Fronteiras (PAF) do estado do Paraná, foi premiada com o Certificado de Mérito da Organização Mundial das Aduanas (OMA), no dia 26 de janeiro, pela sua atuação no aperfeiçoamento do trabalho de vigilância sanitária no comércio exterior, com foco para atuação na inspeção de importação nas fronteiras em Foz do Iguaçu (PR).

A premiação da entidade ocorre anualmente, em comemoração ao Dia Internacional das Aduanas, e é concedida a pessoas que se destacam “pela dedicação, espírito público, iniciativa, responsabilidade, disposição e alto grau de comprometimento no desempenho de suas funções relacionadas à vigilância das alfândegas”.

A entidade, fundada em 1952, representa 185 administradoras alfandegárias que, juntas, processam aproximadamente 98% do comércio mundial. Para Daniela Dorneles, que é servidora da Anvisa desde 2007, o reconhecimento da OMA é motivador.

“Esse reconhecimento vindo de uma organização respeitada internacionalmente como a OMA é muito motivador. Ele mostra que estamos no caminho certo, que o nosso trabalho tem uma relevância muito grande para o país, e nos incentiva a continuar trabalhando com ainda mais afinco, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos diariamente. Mas faço questão de destacar que essa premiação não é só minha, ela é de toda a equipe da CVPAF-PR”, pontuou.

“O nosso trabalho em PAF é muito desafiador, porque nós precisamos fazer vigilância sanitária de forma articulada com outros órgãos que atuam no comércio exterior e na saúde pública. Precisamos atuar em questões relacionadas a importação de produtos e em questões relacionadas à saúde do viajante, visando garantir ambientes seguros do ponto de vista sanitário nos principais pontos de entrada do país como também em meios de transporte, em conformidade com o Regulamento Sanitário Internacional. Espero que esse reconhecimento sirva como referência para demonstrar a necessidade de recomposição imediata da nossa força de trabalho. Só assim podemos ser ainda mais efetivos na nossa missão de garantir a proteção da saúde da população brasileira”.

Portaria que destaca a honraria concedida à servidora da Anvisa. Foto: Reprodução.

Recomposição da PAF

O presidente do Sinagências, Fabio Rosa, destacou que a recomposição dos servidores da PAF, em todo o território nacional, é uma das bandeiras defendidas pela atual gestão.

“O Sinagências já iniciou uma mobilização em defesa da Anvisa, inclusive com um grande ato em frente à sede da Agência no último mês, e uma das nossas reivindicações é a recomposição da força de trabalho da Vigilância de Portos, Aeroportos e Fronteiras em todo o Brasil, que hoje está muito abaixo da ideal para atender a demanda do país”, disse.

“Sabemos que não será uma luta fácil, e nós já tivemos prova disso nas reuniões com parte da diretoria da Anvisa, mas vamos seguir mobilizados nessa luta porque garantir a boa atuação da vigilância de PAF, com a recomposição da sua força de trabalho, é garantir a proteção da população brasileira”, finalizou Fabio Rosa.

Filie-se ao SINAGÊNCIAS!

Acesse: https://sinagencias.org.br/filiacao/

Fonte: Ascom/Sinagências