fbpx

Saiba o que é e como solicitar o Certificado Internacional de Vacinação (CIV)

Atuação da ANA no “Projeto Monitoramento COVID Esgotos” uma das maiores iniciativas brasileiras no enfrentamento do novo Coronavírus
16 de agosto de 2021
Membros diretores do Sinagências se reuniram com a ouvidora da ANTAQ
17 de agosto de 2021

O Certificado Internacional de Vacinação, também conhecido como (CIV), é de extrema importância para quem vai viajar para países estrangeiros que exigem determinadas vacinas, podendo até impedir a entrada de quem não tenha sido vacinado. Em certos países, a obrigatoriedade da vacina evita que os vírus se espalhem pelo resto do mundo.

O Brasil emite o certificado de vacinação internacional comprovando as vacinas que foram tomadas. O certificado de comprovação contra a Febre Amarela é emitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de forma eletrônica e sem custos, podendo ser recebido no e-mail dos interessados, e impresso em casa, facilitando a sua utilização.

Com o advento da Covid-19, surgiram algumas dúvidas se a vacina contra o vírus se tornaria exigência para entrada em alguns países. Segundo a Agência “até o momento não existe prova de vacinação contra a Covid-19 emitida pelo Brasil com fins de validação internacional, da mesma forma que o Brasil até o momento não exige este tipo de documento para viajantes internacionais que ingressem no Brasil”.

Neste contexto a  Organização Mundial de Saúde (OMS) não exigiu que os países solicitem provas de vacinação contra a Covid. Muitos países já exigem o exame de PCR, para detecção do vírus e por  apresentar resultados confiáveis.

O CIV  é emitido gratuitamente e não tem prazo de validade, ou seja, só precisa ser emitido uma única vez . Para mais informações sobre esse serviço, todas as etapas e solicitação clique aqui. Caso ainda surjam dúvidas, acesse os canais de atendimento da Anvisa.

Aqui você confere a lista simplificada dos países que exigem a CIV

Fonte: Com/Anvisa

Os comentários estão encerrados.

LOGIN
WhatsApp chat