Rede EAD/Senasp oferta 16 cursos na área da segurança pública

Google+ Pinterest LinkedIn Tumblr +
Os profissionais da segurança pública já podem retomar as suas capacitações na referida área. Isso porque, a Rede de Ensino à Distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Rede EAD/Senasp), responsável por ofertar, de forma gratuita, cursos a distância para os servidores integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) de todo o país, está disponibilizando 16 cursos na área de segurança pública para início imediato, em sua nova plataforma de ensino à distância – Moodle.
Segundo o diretor de Ensino e Estatística (DEE) da Senasp, Jorge Pontes, as atividades de capacitação retornam após sete meses de suspensão ocasionados por problemas na antiga plataforma de ensino. “Verificamos no início do ano que o antigo sistema não atendia mais as nossas necessidades, comprometendo inclusive a oferta e continuidade de alguns cursos. Decorrente disso, buscamos uma solução que atendesse todas as demandas e que possibilitasse ao usuário uma melhor navegabilidade e formato de estudo”, disse.
No novo ambiente virtual de aprendizagem, os cursos estão distribuídos nas seguintes categorias: aperfeiçoamento pessoal e, segurança pública em formato autoinstrucional e segurança pública em formato com tutoria. Atualmente, a plataforma disponibiliza 16 capacitações nessas três categorias. São elas: Análise Criminal 1; Aspectos Jurídicos da Atuação Policial; Atuação Policial Frente a Grupos Vulneráveis; Balística Forense Aplicada; Bombeiro Educador; Busca e Apreensão 1; Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; Identificação de Armas de Fogo e Munições; Identificação Veicular 1; Introdução à Tecnologia de Sprinklers para Controle de Incêndios; Mediação Comunitária; Mediação de Conflitos; Perícia Papiloscópica em Identificação Humana 1; Uso Diferenciado da Força; Videomonitoramento; e Introdução à Atividade de Inteligência (esta última com tutoria).
De acordo com Jorge Pontes , uma das mudanças ocorridas com a migração para o novo sistema, foi em relação à oferta de cursos por ciclos. “Antigamente, os usuários ficavam restritos a efetuar a inscrição nos cursos apenas na abertura de cada ciclo, que acontecia três ou quatro vezes por ano. Hoje, as capacitações denominadas autoinstrucionais ficam disponíveis a qualquer tempo para os discentes e sem limite de vagas.  Ou seja, agora o usuário terá a possibilidade de iniciar os cursos a qualquer tempo”, destacou.
Ainda segundo o diretor da DEE, até o final do ano serão disponibilizados outros cursos no novo ambiente de ensino, inclusive com previsão de entrada de 10 novas capacitações decorrentes de novas produções e de uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) para transposição dos conteúdos.
Inscrições na Rede EAD/Senasp
Para ter acesso aos cursos ofertados na nova plataforma, os usuários deverão efetuar um novo cadastro que está sendo disponibilizado por meio do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). Para alunos que ainda não possuem cadastro em ferramentas já existentes do Sinesp (seja o Infoseg, Sinesp Cad ou Sinesp Segurança, por exemplo), os interessados deverão efetuar um pré-cadastro através do link: https://seguranca.sinesp.gov.br/sinesp-cadastros/public/precadastro_envio_link.jsf .
Para os profissionais que fazem uso de algum módulo ou solução Sinesp, será necessário apenas efetuar a atualização no sistema. Para isso, faz-se necessário seguir os procedimentos abaixo:
1. Clicar no menu Minha Conta, localizado no canto superior direito da tela abaixo do nome completo do usuário;
2. Efetuar a sua autenticação para acessar os dados;
3. Preencher e validar todos os dados das abas Dados Pessoais, Dados para Comunicação, Informações Profissionais, Formação e Documentos;
4. Na aba Documentos, o profissional deverá anexar o comprovante de renda, o documento de identificação pessoal e funcional, o CPF e o Passaporte, se houver.
Vale ressaltar, que para te acesso ao ambiente de aprendizagem é necessário, após a validação, clicar no Menu Sistemas, localizado na parte superior da tela, e depois clicar novamente no EAD Senasp. Desta forma, o usuário será direcionado para o ambiente de estudos.
 Rede EAD/Senasp
Share.

Comentários desabilitados.