fbpx

Após o período de greve dos trabalhadores das Agências Reguladoras e DNPM em 2012, enfrentamos o desafio em concluir as ações que balizaram as manifestações reivindicatórias, enfrentando os patrões nas mesas de reposição das horas da greve.

Tanto os diretores presidentes das agências reguladoras como o diretor-geral do DNPM, orientados pelo MPOG, estiveram com o Sinagências para a definição do plano de reposição das horas da greve. Depois de muito choro, ranger de dentes e momentos de tensão, as mesas de reposição evoluíram para consensos e acertos.

O que chamou a atenção deste sindicato foi o diálogo e o respeito existentes entre o engenheiro geólogo Antônio Eleutério de Souza, presidente da Associação Nacional dos Servidores do DNPM – ANSDNPM e o engenheiro de minas Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa, diretor-geral do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM. Em momentos diferentes, ambos construíram seus perfis de liderança na centenária Escola de Minas de Ouro Preto, hoje Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP, na cidade de mesmo nome, em Minas Gerais.

Nos anos 1960, morando na República Adega, o presidente Eleutério, conhecido como "O Grego", participou ativamente dos movimentos estudantis, foi um aluno aplicado, sem deixar de participar da movimentação da república, famosa por suas festas e comemorações.

Engenheiro Geólogo Antônio Eleutério de Souza, presidente da ANSDNPM

Na década seguinte, o diretor-geral Sérgio Dâmaso, conhecido como "Toquinha", foi morar numa república menor, conhecida como Espigão. Com menos alunos do que a Adega, reuniu estudantes super dedicados, que concluíam seus estudos já sendo procurados por grandes empresas de mineração. No Regimento Interno da república, consta um campeonato de truco, que acontece anualmente e está devidamente registrado no calendário de eventos da casa. Na sala principal, como acontece em todas as repúblicas, uma galeria de fotos homenageia seus ex-alunos ilustres, inclusive o "Toquinha".

O Sinagências esteve presente na primeira reunião de instalação da greve do DNPM, que aconteceu no dia 16 de julho de 2012, no gabinete do diretor Sérgio Dâmaso, com a presença do presidente da ANSDNPN e da secretária-geral do sindicato, economista Mônica Beraldo. Naquela oportunidade, os compromissos do diálogo e respeito entre os dois dirigentes foram renovados. De Sérgio Dâmaso, o presidente da ANSDNPM ouviu que suas portas estariam sempre abertas. De Antonio Eleuterio, o diretor do DNPM foi mais uma vez cobrado para que as melhorias logísticas da Autarquia se realizem com a maior brevidade, que os direitos dos trabalhadores sejam sempre respeitados e que a futura Agência Nacional de Mineração assegure melhores tempos para o setor mineral brasileiro.

 

 Engenheiro de Minas Sérgio Augusto Dâmaso de Sousa, diretor-geral do DNPM

 Texto: Mônica Beraldo, economista, secretária-geral do Sinagências. Fotos: Antônio Eleuterio: República Adega. Sérgio Dâmaso: República Espigão.