fbpx

LideraGOV abre inscrições para curso de formação de lideranças no setor público federal

Os servidores públicos federais de todos os órgãos e entidades do Poder Executivo federal civil têm prazo até 19 de dezembro para se inscrever no processo seletivo do LideraGOV. A segunda edição do programa de desenvolvimento de líderes do Governo Federal foi lançada nesta segunda-feira (22/11), durante evento transmitido ao vivo pelo canal do Ministério da Economia no YouTube.

O programa foi desenvolvido pelo Ministério da Economia (ME), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Podem participar servidores que não ocupam, atualmente, cargo de direção e assessoramento DAS 4 ou superior. Nesta edição, serão oferecidas 80 vagas, sendo 40 para ampla concorrência e a outra metade para interessados de quatro órgãos públicos: Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Receita Federal, Ministério da Economia e Ministério da Infraestrutura. A carga horária é de 120 horas de aula que serão realizadas a cada 15 dias (ao vivo, no formato on-line) e mais 20 horas de atividades suplementares, como mentorias coletivas e individuais.

Dirigentes do ME e da Enap reforçam o convite

Durante o evento de lançamento desta segunda edição do LideraGOV, o Secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal do Ministério da Economia, Leonardo Sultani, ressaltou a necessidade do autoconhecimento quanto às habilidades exigidas de um líder. “É importante que tenhamos uma noção mais exata do conhecimento que temos de nós mesmos com relação ao que é exigido para um cargo de liderança. É preciso saber como realmente podemos potencializar os resultados da administração pública a partir de uma compreensão mais adequada dos nossos objetivos institucionais, de maneira que consigamos aumentar a produtividade e promover uma entrega adequada daquele serviço à sociedade”, ressaltou.

O secretário lembrou que, muitas vezes, não só no âmbito da administração pública, como também no setor privado, ótimos técnicos são promovidos a cargos de chefia. “Assim, perdemos excelentes profissionais técnicos e ganhamos péssimos chefes”, disse ele, reforçando a importância do LideraGOV para a formação de líderes que possam trazer resultados.

Segundo o presidente da Enap, Diogo Costa, que também esteve presente no evento de lançamento, o LideraGOV tem o propósito de reforçar a recomendação da OCDE: “Ser um programa que consegue criar uma cultura orientada por valores e liderança, sempre centrado na melhoria de resultados.”

O presidente da Enap convidou a todos que estão querendo melhorar, aprimorar e ter um padrão mais alto como líder inovador a se inscreverem. “É exatamente esse o perfil que a administração pública brasileira precisa”, acrescentou.

A Diretora do Departamento de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoal, Maria da Penha Barbosa da Cruz, fez um convite especial para que as mulheres participem do LideraGOV. Ela citou alguns números, para mostrar que o público feminino não soma um terço nos cargos mais altos de liderança. “No Poder Executivo Federal, temos pouco mais de 45% de mulheres que ocupam cargos efetivos. Quando olhamos para os cargos em comissão dos níveis mais elevados, temos cerca de 27% de mulheres ocupando DAS 5 e, aproximadamente, 23% em cargos DAS 6. Então a proposta que trago aqui é: nós, mulheres, somos personagens importantes nesse processo para superar esses mitos e preconceitos em relação à liderança feminina. Todas que tenham característica de liderança, que tenham uma contribuição a dar no âmbito da administração pública, mesmo tendo que superar tantos obstáculos, venham se inscrever no LideraGOV”, finalizou.

A íntegra da Live de Lançamento da 2ª edição do LideraGOV pode ser vista no canal do Ministério da Economia no YouTube, que teve também a palestra sobre “Liderança humana para equipes de alta performance”, ministrada pela diretora de Administração e Planejamento do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Mariana Dalcanale, professora e mentora do programa LideraGOV da Enap.

Fonte: Portal do Servidor