fbpx

Deputado federal, Carlos Jordy (PL.RJ) recebeu o Sinagências em agenda no Congresso

Nivelamento da ANM e reestruturação dos cargos das agências para 2023 foram temas tratados nesta agenda.

O deputado federal Carlos Jordy (PL.RJ) recebeu na tarde desta quarta-feira (06/07) em seu gabinete na Câmara Federal em Brasília, o presidente do Sinagências Cleber Ferreira e o diretor financeiro Wagner Dias, para agenda institucional sobre as Agências Reguladoras.

O parlamentar que também é servidor  de Agência, atualmente licenciado da Antaq,  há algum tempo acompanha pleitos relacionados às demandas de servidores e busca intermediar junto a base do Governo no Congresso e  Executivo a possibilidade de êxito nestes pleitos.

Na agenda feita hoje, os diretores da entidade pediram apoio parlamentar para fortalecer a pauta do nivelamento da Agência Nacional de Mineração (ANM), a fim de equiparar os servidores da Agência com as demais outras dez agências.

Também apresentaram a necessidade de reestruturação das carreiras das 11 agências, considerando o art. 39 da Constituição Federal e a adequação dos padrões de vencimentos das carreiras à natureza, responsabilidade e complexidade das atividades típicas de estado exercidas.

O nivelamento da ANM já foi tratado em agendas anteriores com o deputado, que  tem amplo conhecimento do pleito dos servidores e já intermediou junto ao Ministério de Minas e Energia (MME)  e ao Ministério da Economia (ME) reuniões para tratar do tema.

Na reunião,  o presidente da entidade tratou sobre a questão dos cargos comissionados das Agências e  pediu apoio para as articulações sobre o tema no Congresso. A direção da entidade defende que os cargos comissionados nas Agências sejam funções de confiança, exclusivos de servidores das carreiras e concursados, posto que hoje nas Agências  todos os cargos são de  livre nomeação propiciando a captura e o fenômeno das “portas giratórias”.

O parlamentar agradeceu a agenda, reiterou que seu mandato está à disposição dos servidores das Agências em questões que são de importância para o bom andamento e excelência do trabalho técnico dos servidores.

Por fim, o Deputado discutiu alternativas de ação, tanto no âmbito da LDO quanto da LOA para 2023, mobilizando esforços para encaminhar as questões.

Fonte: Ascom/Sinagências