fbpx

Conferência Estadual de Saúde fará homenagem a Chico Passeata

Conferência Estadual de Saúde fará homenagem a Chico Passeata

Com a participação de 1.496 delegados de todos os municípios do Ceará, será realizada de 21 a 23 de setembro a 6ª Conferência Estadual de Saúde. Um dia antes da abertura, acontecerá, no dia 20, a caminhada “Consolidando o Controle Social em Defesa do SUS”, com concentração às 16 horas na Praça da Bandeira e ato público em defesa do SUS às 18 horas, na Praça do Ferreira.

Durante a plenária de abertura, dia 21, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fará palestra com o tema da conferência: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social – Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”.

Após a abertura, ainda na manhã do primeiro dia, a conferência será marcada por um momento especial. A Secretaria da Saúde do Estado e o Conselho Estadual de Saúde farão a entrega da Comenda Chico Passeata de Mobilização Social a personalidades com trabalho de destaque no processo de mobilização social, interferindo nos desterminantes sociais, na melhoria da saúde e qualidade de vida da população cearense. Serão 12 agraciados com a Comenda, instituída pela Sesa numa homenagem in memoriam a ao médico e poeta Chico Passeata, falecido em 12 de agosto de 2011. Nas peças de comunicação da conferência, o Cesau faz também uma homenagem a Chico Passeata, destacando parte de uma de suas poesias mais populares e do seu perfil de defensor esperançoso de trans formações sociais: "Há um caminho novo em cada beco sem saída¨.

Os delegados participantes se distribuirão por quatro mesas de debate dos eixos da 6ª Conferência, no segundo dia do evento. O eixo “Gestão do SUS: os desafios do pacto interfederativo” terá como debater o secretário de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro de Andrade. O secretário adjunto da Secretaria da Saúde do Estado, Haroldo Jorge Pontes, será o debatedor do eixo “Política de Saúde na Seguridade segundo os Princípios da Equidade, Integralidade e Universalidade”. A conselheira nacional de saúde Ruth Ribeiro Bittencourt apresentará o eixo “Participação da Comunidade e Controle Social”, enquanto o deputado federal João Ananias debaterá o eixo “A Seguridade Social no Brasil e o Debate do Financiamento da Saúde no Congresso Nacional”.

O terceiro dia da Conferência será dedicado à plenária final para aprovação de propostas e à eleição dos 120 delegados que representarão o Ceará na etapa nacional. Convocada por decreto da presidente Dilma Rousseff, a 14ª Conferência Nacional de Saúde será realizada em Brasília, de 30 de novembro a 4 de dezembro, para discutir a política nacional de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade. A 6ª Conferência Estadual de Saúde é realizado Conselho Estadual de Saúde em parceria com a Sesa.

Fonte: Portal Vermelho

FILIADO, O SERVIDOR QUE FAZ A DIFERENÇA.

Sinagências, o Sindicato de todos! clique aqui e filie-se