fbpx

CAUSADOR DE CÂNCER, FORMOL DEVE SER VETADO EM SANEANTES

Classificado como cancerígeno pela IARC (Agência Internacional de Pesquisa do Câncer), em 2006, o formol deve ser proibido na composição de saneantes. Por isso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está com consulta pública aberta até o dia 29 de março, para proposta que estabelece uma lista com mais de 20 substâncias conservantes que serão permitidas na formulação de saneantes.

A concentração máxima do formol já havia sido limitada a 0,5% em setembro de 2004. Em novembro do mesmo ano, o uso do composto como ativo em saneantes foi proibido, exceto em produtos usados para esterilização de estabelecimentos de assistência à saúde, com o uso de equipamentos específicos. As substâncias da lista proposta vão ser mais eficazes e sua utilização se dará em menor concentração. Isso vai minimizar os riscos à saúde e melhorar a relação custo-benefício.

Críticas e sugestões à Consulta Pública nº 5 devem ser encaminhadas para o endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Gerência Geral de Saneantes, SEPN 515, Bloco “B”, Ed. Ômega, Asa Norte, Brasília (DF), CEP 70.770.502. Também podem ser enviadas pelo fax (61) 3448-1197 ou pelo e-mail saneantes@anvisa.gov.br.

Fonte: Campogrande News