fbpx

CAUSADOR DE CÂNCER, FORMOL DEVE SER VETADO EM SANEANTES

Livreto da Abar: A moderna regulação estatal
12 de fevereiro de 2007
LULA APROVA INDICAÇÃO PARA ANATEL
12 de fevereiro de 2007

Classificado como cancerígeno pela IARC (Agência Internacional de Pesquisa do Câncer), em 2006, o formol deve ser proibido na composição de saneantes. Por isso, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) está com consulta pública aberta até o dia 29 de março, para proposta que estabelece uma lista com mais de 20 substâncias conservantes que serão permitidas na formulação de saneantes.

A concentração máxima do formol já havia sido limitada a 0,5% em setembro de 2004. Em novembro do mesmo ano, o uso do composto como ativo em saneantes foi proibido, exceto em produtos usados para esterilização de estabelecimentos de assistência à saúde, com o uso de equipamentos específicos. As substâncias da lista proposta vão ser mais eficazes e sua utilização se dará em menor concentração. Isso vai minimizar os riscos à saúde e melhorar a relação custo-benefício.

Críticas e sugestões à Consulta Pública nº 5 devem ser encaminhadas para o endereço: Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Gerência Geral de Saneantes, SEPN 515, Bloco “B”, Ed. Ômega, Asa Norte, Brasília (DF), CEP 70.770.502. Também podem ser enviadas pelo fax (61) 3448-1197 ou pelo e-mail saneantes@anvisa.gov.br.

Fonte: Campogrande News

Os comentários estão encerrados.

LOGIN
WhatsApp Entre em contato