fbpx

Câmara dos Deputados e ANTAQ realizam II Seminário sobre Portos e Vias Navegáveis

ANP assume o setor de etanol
21 de setembro de 2011
Assembleia Estadual dos servidores das agências nacionais de regulação e do DNPM do estado do Pará
21 de setembro de 2011

Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional, por meio da Coordenação de Portos e Vias Navegáveis, e a ANTAQ realizam o II Seminário “Portos e vias navegáveis: um olhar sobre a infraestrutura”, amanhãa, dia 22 de setembro, das 8h às 18h, no Auditório Nereu Ramos (Anexo II da Câmara dos Deputados).

O seminário será dividido em três painéis, presididos pelo coordenador de Portos e Vias Navegáveis, deputado Edinho Bez (PMDB/SC): portos, navegação marítima de cabotagem e navegação interior.

Portos

O coordenador de Portos e Vias Navegáveis, deputado Edinho Bez (PMDB/SC), preside o painel sobre portos, que terá cinco palestras. O ministro-chefe da Secretaria de Portos, José Leônidas Cristino, ministrará a primeira, em que apresentará uma visão atualizada do setor portuário brasileiro. O vice-presidente e diretor de Infraestrutura da Confederação Nacional da Agricultura, José Melo, discutirá os efeitos econômicos das perspectivas da logística sobre as commodities agrícolas.

Na terceira palestra, o presidente do Conselho do Grupo Multiterminais, Richard Klien, apresentará a visão do empreendedor privado sobre os investimentos no setor portuário e a internacionalização da economia brasileira. O diretor-geral da ANTAQ, Fernando Fialho, tratará dos avanços e da sustentabilidade da logística no setor aquaviário sob a ótica ambiental. Fecha o primeiro painel o diretor da Deicmar Ambiental, Gerson Foratto, que discorrerá sobre as novas tecnologias ambientais aplicadas aos portos.

Navegação marítima de cabotagem

O vice-presidente de Transporte Multimodal da Câmara Brasileira de Contêineres, Aluísio Sobreira, abre o segundo painel, com uma palestra sobre a importância e as perspectivas do desenvolvimento da navegação de cabotagem no Brasil. Em seguida, o presidente da Login Logística Intermodal, Vital Lopes, enfocará o caso da Login ao expor sobre a experiência do armador nacional como investidor em navios no Brasil.

Eduardo Ferreira (diretor de Portos e Costas da Marinha), Marcos Soares (secretário-executivo da Fenavega) e Bruno Rocha (presidente do Syndarma) e Severino Almeida Filho (diretor-presidente da CNTTMAF) apresentarão, respectivamente, as visões do governo, dos armadores e dos trabalhadores sobre a insuficiência na oferta de tripulantes e o seus impactos na navegação de cabotagem, de apoio marítimo portuário e interior. Discutirão, em seguida, propostas de solução, fechando o segundo painel.

Navegação marítima

O tema da palestra do presidente da Transpetro, José Sérgio Machado, que abre o terceiro painel, será o transporte de etanol pela hidrovia Tietê-Paraná. O diretor da Agência Nacional de Águas, Paulo Vieira, discutirá aspectos concernentes ao desenvolvimento da navegação interior no contexto de uso múltiplo das águas. Encerra o seminário um debate moderado pelo deputado Edinho Bez.

Inscrições gratuitas

Os interessados podem inscrever-se gratuitamente pelo site da ANTAQ (www.antaq.gov.br), onde obterão mais informações, que poderão ser solicitadas também pelo e-mail seminario@antaq.gov.brEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. e pelos telefones (61) 3215-5703 ou 3703.

Fonte: Portos e Navios

Sinagências, o Sindicato de todos!
Contribua para o fortalecimento da sua categoria, do seu Sindicato, em defesa de Agências Reguladoras independentes, clique aqui e filie-se.

Os comentários estão encerrados.

LOGIN
WhatsApp Entre em contato