fbpx

Atos Nacionais abrem caminho para as negociações de 2023

Servidores das Agências Nacionais de Regulação realizaram Atos Nacionais nesta quarta-feira (25/01) em memória das 272 vítimas da Tragédia de Brumadinho – MG que completou 04 anos e da devastação ambiental na Bacia do Rio Paraopeba.

Além de realizarem 05 minutos de silêncio em nome das vítimas, os servidores se mobilizaram nas superintendências da Agência Nacional de Mineração (ANM) dos Estados e reafirmaram a necessidade de atenção a pautas estruturais para as Agências.

Protestaram contra o descaso com as 11 Agências Reguladoras Federais e de seu corpo técnico que ganham 30% menos que as demais carreiras, bem como o desmonte da ANM, em que servidores ganham 46% a menos que as outras 10 Agências e ainda contra a terceirização destas autarquias e a necessidade urgente de concursos públicos.

“O momento é de mobilização pelo nivelamento da ANM e dos servidores das Agências ao Ciclo de Gestão. A partir das mobilizações se encontram abertos os caminhos para negociação junto ao Governo, através da mesa de negociação, rumo aos pleitos da categoria, destacou ao final dos atos o presidente do Sinagências, Cleber Ferreira.

A entidade também destaca a boa repercussão, durante a semana que o tema teve na mídia, nos jornais Estadão, G1, Band News TV, Rádio Bandeirantes, em que matérias trataram sobre a precarização estrutural que ocorre atualmente nas barragens, estradas e ferrovias do país; matérias que denunciam a perda de força de trabalho de mais de 70% indicando colapso no funcionamento das Agências, alerta ao Governo da urgência do nivelamento da ANM como essencial à boa regulação do setor mineral, além de destacar os atos realizados.

A atual gestão do Sinagências agradece também a participação no ato do presidente da Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (CONACATE), Antônio Carlos Fernandes Jr ;  a todos os servidores da ANM que foram pontos focais para a organização dos atos e também a todos os servidores das outras Agências que compareceram aos atos realizados. Toda repercussão dos materiais que foram divulgados na mídia podem ser lidos no site do Sinagências.

Fonte: Ascom/Sinagências