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SÃO PAULO, 17 de março de 2006 – A Associação Nacional dos Consumidores de Energia (ANACE), foi criada ontem em São Paulo com o objetivo de promover, defender e administrar os direitos e interesses dos consumidores de energia junto as entidades públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras do setor energético. "A defesa isolada é quase sempre inócua e, hoje, o conjunto dos consumidores não está agregado para se manifestar", explica Lindolfo Ernesto Paixão, presidente do Conselho de Administração da ANACE. "Sempre que há um problema no setor elétrico, quem paga a conta da ineficiência é o consumidor. Queremos discutir isso. Até agora todas não existia nenhum órgão que adotasse o papel de porta-voz com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)", complementa.
 
A ANACE, que é formada por um grupo de profissionais especializados no setor elétrico, vai orientar consumidores de energia, inclusive residenciais, sobre a possibilidade de escolher o fornecedor de energia. Hoje por exemplo, a maioria dos consumidores é cativa, isto é, não têm liberdade para escolher seu supridor. Apenas empresas com demanda contratada igual ou superior a 3 megawatts (MW) e tensão mínima de conexão de 69 kV podem comprar energia no mercado livre. "Queremos que todos os consumidores possam comprar energia nas melhores condições. As empresas que acessaram o mercado livre conseguiram reduzir entre 20% e 30% os seus gastos com energia elétrica nos últimos anos", diz Paulo Mayon, presidente-executivo da ANACE.
 
A ANACE é independente e sem fins lucrativos e vai assessorar também seus associados em assuntos técnicos, tributários e regulatórios ligados ao setor energético.
 
Fonte: Ivonéte Dainese – InvestNews

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