fbpx

ANP VAI INVESTIR POR ANO R$ 200 MILHÕES EM PESQUISA

Ao acompanhar a reunião da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura do Senado Federal que aprovou a indicação de novo diretor para a ANP, o presidente da agência, Haroldo Lima, informou que foi finalizado recentemente plano que prevê investimentos anuais de R$ 200 milhões em pesquisas de novas fontes energéticas, ao longo de dez anos.
 
Haroldo Lima lamentou que, em decorrência de dificuldades, o governo venha freqüentemente determinando o contingenciamento de recursos orçamentários da ANP. Ele adiantou que agora vai procurar o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para apresentar o plano decenal de investimentos, com a expectativa de que ao menos a previsão de investimentos anuais fique assegurada a partir de agora.
  
O presidente da ANP explicou que, por falta de medição precisa, até mesmo os lotes de áreas de extração são levados a leilão por valor abaixo do que seria possível. Isso porque, em razão da incerteza sobre o potencial das áreas, o órgão fica eventualmente impossibilitado de ampliar o valor do bônus cobrado às empresas participantes das licitações.
 
Fonte: Agência Senado.