fbpx

ANP assume a presidência do Fórum de Recursos Humanos das Agências Reguladoras Federais

O Fórum de Recursos Humanos das Agências Reguladoras Federais decidiu por unanimidade em votação ao final de setembro (22/09), nomear o Superintendente de Gestão de Pessoas e do Conhecimento na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Gualter Fernando Lemos do Amaral, como o mais novo presidente para o período de 2023/2024. Gualter Lemos será o sucessor do ex-superintendente de Recursos Humanos da ANEEL, Alex Cavalcante Alves.

O Fórum de Recursos Humanos das Agências Reguladoras é uma iniciativa que existe de forma estruturada desde 2005 e reúne os titulares das unidades de recursos humanos das onze Agências Reguladoras Federais, sendo elas: ANA, ANAC, ANATEL, ANCINE, ANEEL, ANM, ANP, ANS, ANTT, ANTAQ e ANVISA.

O objetivo do Fórum é realizar a troca de boas práticas, promover discussões sobre a gestão de pessoas nas agências reguladoras, buscando sempre melhorar o alinhamento e a interação entre as unidades de gerenciamento de pessoas destas autarquias.

Gualter Lemos é servidor da ANP desde 2002 e durante sua atuação profissional foi responsável pela implementação de diversos programas estratégicos de gestão de pessoas reconhecidos pelo Banco Mundial como inovadores no serviço público.

Entre eles estão a reestruturação dos organogramas das unidades organizacionais da Agência e dos seus cargos e funções, dimensionamento da Força de Trabalho, gestão de clima organizacional, escola de líderes, gestão por competências e conhecimento, trilhas de desenvolvimento entre outros.

O que me levou a aceitar o convite foi a vontade de trazer para as áreas de gestão de pessoas a relevância que elas de fato têm. Dar cada vez mais protagonismo para a atividade de gestão de pessoas. Além de organizar o que já é feito, nesse meu momento na presidência do Fórum eu gostaria de ampliar a visibilidade às ações que se destacam em cada agência”, declarou o novo presidente do Fórum de RH das Agências, Gualter Lemos.

Lemos ainda destacou que tem como prioridade trabalhar uma diretriz necessária para as agências que realizam fiscalização de campo por ser uma atividade que requer atenção diferenciada quanto ao cuidado com os servidores que atuam na área.

O Sinagências deseja sucesso ao novo presidente do Fórum de Recursos Humanos das Agências Reguladoras Federais, e está à disposição como voz representativa dos servidores certo de que as trocas de experiências, debates e diálogos entre as Agências serão enriquecidas com sua experiência como servidor.

Fonte: Ascom/Sinagências