fbpx

ANAC estabelece o Benchmark em governança entre as Agências Reguladoras em 2021

O Sinagências esteve presente na solenidade CelebrANAC na sede do Centro Cultural do TCU ontem, dia 13 de dezembro de 2021. Na ocasião foram apresentados os resultados da ANAC durante o período de Pandemia, resultados que excederam positivamente qualquer expectativa feita para o período.

Todas as vacinas em território nacional foram distribuídas por meio aéreo, com exceção do estado de São Paulo. Transporte extraordinário de oxigênio e tantos outros feitos foram autorizados prontamente, sem burocracia.

Certificações de pilotos no exterior foram mantidas, assim como ampliada as ações de fiscalização em todo território nacional.

Desde 2007, o TCU vem realizando trabalhos para levantar informações sobre a situação da governança na administração pública, e estimular as suas organizações jurisdicionadas a adotarem as boas práticas no tema.

Em 2017 foi realizado primeiro trabalho de obtenção do perfil integrado de governança organizacional e gestão públicas (conhecido pela sigla do seu principal indicador, o iGG). O iGG2017 (TC 017.245/2017-6) reuniu, num só instrumento de autoavaliação, os temas de governança pública organizacional, de governança e gestão da tecnologia da informação, de pessoas e de contratações, o que possibilitou uma análise mais ampla da governança e da gestão das organizações avaliadas.

Em 2021, a análise dos dados é apresentada em seis perfis de governança e gestão, o primeiro apresentando o panorama geral do perfil integrado, e os demais demonstrando o resultado do grupo das 378 organizações avaliadas (respostas válidas) por cada tema tratado no questionário, com base no Acórdão 2164/2021-TCU-Plenário. Os dados são públicos e podem ser acessados neste link AQUI

Foram avaliados 6 perfis pelo TCU, sendo eles:

  1. a) Perfil integrado de governança e gestão (IGG);
  2. b) Perfil de governança e gestão organizacional;
  3. c) Perfil de governança e gestão de pessoas;
  4. d) Perfil de governança e gestão de Segurança e da Tecnologia da Informação;
  5. e) Perfil de governança e gestão de contratações; e
  6. f) Perfil de governança e gestão orçamentárias.

 

O Sinagências destaca nesta matéria o desempenho das 11 Agências Reguladoras Federais participantes da avaliação realizada pelo TCU para o ano de 2021, com destaque para o Índice Integrado de Governança e Gestão Públicas (IGG) e o Índice de Governança e Gestão de Pessoas (IGP).

Tabelas 1 e 2. Ranking das agências reguladoras federais com base nos resultados do Índice integrado de governança e gestão públicas (IGG) e do Índice de capacidade em gestão de pessoas (ICGP). TCU, 2021.

O Sinagências aproveita para parabenizar o novo diretor nomeado Luiz Ricardo de Souza Nascimento, na vaga aberta pela renúncia do Diretor Juliano Alcantara Nomam. Noman renunciou do cargo de direção para permanecer no novo cargo de Diretor-Presidente.

O Sinagências parabeniza os servidores da ANAC, que com o trabalho competente e sob o comando de sua gestão liderada pelo Diretor Presidente Juliano Noman, alcançou nível de excelência ao estabelecer o benchmark em governança na regulação federal.

Confira parte do emocionado discurso do Presidente Juliano Noman no evento, prestigiado presencialmente pelos servidores da ANAC e pelo Presidente do Sinagências Cleber Ferreira, convidado do evento.

Fonte: Ascom/Sinagências