fbpx

Acabam as restrições à 3G da Claro

Fórum: Uma Década de Regulação
1 de novembro de 2007
Deputado apresenta Indicação pela Progressão e Promoção
2 de novembro de 2007

Por Luiz Henrique Ferreira
O conselho diretor da Anatel decidiu hoje revogar a portaria de nº 227, que estava impedindo a oferta de serviços de terceira geração da Claro e Telemig Celular antes do leilão das novas freqüências de 3G.
   
Esta portaria estava sendo usada como argumento pelos técnicos da agência para não conceder as licenças das estações radio-bases da Claro, que implantou uma rede de terceria geração em sua própria freqüência, de 850 MHz, e está pronta para lançar o serviço em pelo menos seis unidades da federação.
   
A portaria, na verdade, só afirmava que as freqüências de 1.9GHz seriam destinadas para o IMT-2000 (o coração da 3G), mas havia interpretações na agência de que com ela não se poderia prestar o serviço de dados móvel em outras freqüências. “Com a revogação desta portaria, agora, todas as faixas de freqüência do SMP ficam em pé de igualdade”, afirmou o conselheiro José Leite Pereira Filho.
  
Amanhã
   
Segundo ele, a partir de amanhã, as empresas que quiserem licenciar seus equipamentos para a oferta desse novo serviço já podem formalizar o pedido na agência. Segundo Leite, além da Claro e da Telemig Celular, a Tim também já manifestou interesse em oferecer o serviço 3G em sua banda atual.
   

Os comentários estão encerrados.

LOGIN
WhatsApp Entre em contato